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dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorSilva, Letícia Camila da-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Camila da. Visualidades críticas e contextualizadas: projetos de trabalho no ensino das artes visuais para altas habilidades/superdotação. 2021. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa discutir sobre as práticas de ensino e aprendizagem das Sala de Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) do DF, e como estas abordagens dialogam com a Educação em Cultura Visual (ECV), mais precisamente com a pedagogias dos Projetos de Trabalho, de Fernando Hernández (1998), buscando o contexto dos educandos como ponto de partida para o desenvolvimento do currículo. Para estabelecer a conexão, este trabalho revisa o conceito das AH/SD e sua trajetória histórica no Brasil, tendo o panorama norteado por Susana Perez (2004) entre outros autores, até a implementação das salas de recursos e suas práticas, enfatizando o currículo flexível e focado nos interesses do educando. Subsequentemente, se faz necessário revisar acerca do conceito de Cultura Visual (CV), da Educação em Cultura Visual (ECV) e dos estudos das visualidades por meio destes, sendo abordagens contextualizadas que focam no ato de olhar criticamente e nas identidades pessoais e comunitárias, chegando nas abordagens dos Projetos de Trabalho salientando seus pontos convergentes com as salas de AH/SD e sua pertinência. No que diz respeito à coleta de dados, foi escolhido o método de pesquisa qualitativa via entrevistas semiestruturadas, realizadas com três professores virtualmente, por conta do cenário de pandemia no período de realização da pesquisa. Os entrevistados atuaram em salas de recursos especializadas em AH/SD, possibilitando uma análise acerca das pedagogias dessas salas, investigando os pontos convergentes com os Projetos de Trabalho, e como os estudos das visualidades se inserem nesse meio. Os resultados demonstraram a constatação de fatores de Projeto de Trabalho de Fernando Hernández (1998), nas abordagens usadas dentro das salas de AH/S, identificadas nas práticas dos professores participantes do estudo. A partir disso, esse TCC objetiva destacar aspectos relevantes no ensino das artes, sendo eles: (a) autonomia da aprendizagem, (b) a experiência e vivências do estudante e (c) a pedagogia da prática. O investimento em futuras pesquisas que aprofundem ainda mais no tema é visado, para que estas auxiliem na expansão e migração dessa abordagem estudada para o ensino regular.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.subject.keywordSuperdotadospt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleVisualidades críticas e contextualizadas : projetos de trabalho no ensino das artes visuais para altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T13:07:06Z-
dc.date.available2022-10-03T13:07:06Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32193-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present Course Conclusion Paper aims to discuss the teaching and learning practices of the High Abilities (AH)/ Giftedness (SD) room located in the DF, and how these approaches dialogue to Visual Culture Art Education (ECV), more precisely with the pedagogies of The Work Projects, by Fernando Hernández (1998), seeking the context of the students as a starting point for the development of the curriculum. To establish a connection, this work reviewed the AH/SD concept and it’s historical trajectory in Brazil, having the landscape guided by Susana Perez (2004) among others authors, until the implementation of resource rooms and it’s practices, emphasizing the fact of the flexible curriculum and focusing on the students' interests. Subsequently, is necessary a review about the Visual Culture (CV) and the ECV, and how those studies on visualities works, being contextualized revealing the act of looking and being looked at critically, the personal and community identities, making it come on the approaches of the Work Project, highlighting the main converging points and their relevance. In regard to data collection, the qualitative research methodology was selected through semi-structured interviews, conducted with three teachers virtually, because of the pandemic scenario during the research period. The interviewees worked in Room of Resources specialized in AH/SD, enabling a deeper analysis of the pedagogies of these rooms, investigating the points convergent with the Work Projects, and how the studies of visualities are inserted in this subject. The results demonstrated the factors in the Work Project of Fernando Hernández (1998), in the approaches used within the AH/SD rooms, identified in the practices of the teachers participating in the study. From this, this Course Conclusion Paper aims to highlight relevant aspects in the teaching of the arts, being them: (a) learning autonomy, (b) the student's experiences and (c) the pedagogy of practice. The investment in future research that delves further in the theme is aimed at helping in the expansion and migration of this approach studied for regular education.pt_BR
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