Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsaqueDeSouzaSilva_tcc.pdf6,27 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAraújo, Nivalda Assunção de-
dc.contributor.authorSilva, Isaque de Souza-
dc.identifier.citationSILVA, Isaque de Souza. O aprendizado da arte por meio de estratégias de aulas. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa discute abordagens de ensino das artes visuais na escola, oficinas e/ou cursos autônomos a partir do meu percurso acadêmico na UnB. Minha trajetória no curso de licenciatura, assim como nos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas teórico-práticas me levaram a questionar o modo como se ensina arte. A pandemia do novo coronavírus impossibilitou a realização dos estágios obrigatórios presenciais nas escolas para o cumprimento da grade curricular. Sendo assim, apenas as propostas alternativas de ensino estão presentes nesse TCC, incluindo as experiências virtuais e relacionadas à universidade. Apresento trabalhos artísticos realizados durante o curso e referências artísticas e teóricas buscando dialogar com artistas e educadores que me inspiraram e me estimularam a propor aulas autorais. A aplicação das abordagens pedagógicas em uma das oficinas ministradas por mim visaram novas experiências do ensino da arte para diferentes idades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDesenho - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO aprendizado da arte por meio de estratégias de aulaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T12:54:17Z-
dc.date.available2022-10-03T12:54:17Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32192-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract3Cette recherche fait une discussion sur l’approches d’enseignement des arts visuels à l’école, ateliers et cours autonomes de mon parcours académique. Mon chemin dans le cours de licence en art visuel dans l’université, ainsi que les travaux développés dans les disciplines théorique-pratiques ont me fait réfléchir sur comment on enseigne l’art. La pandémie du nouveau coronavirús a impossibilité la réalisation des stages obligatoires présentiels pour remplir le programme scolaire. Seulement les expériences alternatives en enseignement sont présentées, incluant les virtuels et et relationnées avec l’université. Sont présentes aussi des œuvres qui j’ai faites pendant le cours et j'essaie de dialoguer avec les artistes et éducateurs qui m'inspirent et me stimulent à faire des classes d'art pensé par moi. L'application des approches d’enseignement dans un atelier guidé pour moi, ont l'objectif d’avoir de nouvelles expériences d’enseignement d’art.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.