Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VirnaPedrosaSobral_tcc.pdf976,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarrenechea, Cristina Azra-
dc.contributor.authorSobral, Virna Pedrosa-
dc.identifier.citationSOBRAL, Virna Pedrosa. Curso lúdico de Língua Latina para alunos do Ensino Fundamental II: contribuições da arte-educação para essa abordagem. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto propõe uma metodologia para o ensino da língua latina com base em uma abordagem lúdica, a partir da arte-educação, para alunos do Ensino Fundamental II. O estudo tem como aporte contribuições de teóricos das áreas da Educação e ArteEducação, tais como Ana Mae Barbosa, Walter Benjamin, Paulo Freire, Vigotsky, Dewey, Piaget, entre outros. Em sua parte prática, desenvolve uma metodologia pedagógica que busca integrar uma abordagem lúdica com métodos inovadores para o ensino da língua latina, além de sensibilizar o olhar para obras de arte. Dessa forma, a oficina ao final propõe uma abordagem lúdica combinada com uma metodologia inédita, na qual a ideia é ensinar o significado dos vocábulos latinos, assim como observar elementos mórficos como raízes, prefixos, sufixos, vogal temática e desinências, a fim de mostrar as palavras da língua portuguesa derivadas daqueles e facilitar uma percepção desses morfemas no próprio português, mesclado à apreciação de obras de arte, jogos e atividades artísticas, com ênfase no desenho. A proposta buscou oferecer um ambiente transicional para a aprendizagem do latim, no qual as crianças se sintam à vontade, facilitando o aprendizado de uma língua tão importante, e que possibilita um entendimento melhor do português, o aprendizado rápido de outras línguas, além de raciocínio e memória mais desenvolvidos. A oficina ao final é um protótipo do Curso Lúdico de Latim para Alunos do Ensino Fundamental II, e apenas com algumas aulas iniciaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua latinapt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordArte-educaçãopt_BR
dc.titleCurso lúdico de Língua Latina para alunos do Ensino Fundamental II : contribuições da arte-educação para essa abordagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T12:48:04Z-
dc.date.available2022-10-03T12:48:04Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32191-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project proposes a methodology for teaching the Latin language based on a playful approach, based on art education, for children from 10 years old. The study had contributions from theorists in the fields of Education and Art-Education such as Ana Mae Barbosa, Walter Benjamin, Paulo Freire, Vigotsky, Dewey, Piaget, among others. In its practical part, it developed a pedagogical methodology that sought to integrate a playful approach with innovative methods for teaching the Latin language. In this way, the final workshop proposes a playful approach, combined with an unprecedented methodology in which the idea is to teach the meaning of Latin words, as well as to observe morphic elements such as roots, prefixes, suffixes, thematic vowel and endings, in order to show the Portuguese words derived from them and facilitate a perception of these morphemes in Portuguese itself. The proposal sought to offer a transitional environment for learning Latin in which children feel comfortable, facilitating the learning of a language as important as Latin, which enables a better understanding of Portuguese, rapid learning of other languages, in addition to more developed reasoning and memory.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.