Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Amaral, Laura Dorneles do | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Laura Dorneles do. Cultura popular e corporalidade na educação da cultura visual. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com uma bagagem de experiências na Cultura Popular, a autora busca descobrir de quais formas a
Cultura Popular poderia ser referência para um ensino integralizador. Com a percepção da relação
inseparável entre natureza e cultura, e, através da metodologia de Investigação Educacional Baseada
em Artes, apresenta a cultura visual como elemento chave para acolher a Cultura Popular na educação,
revelando uma proposta educacional contra-colonial e que valoriza as subjetividades
latino-americanas. Utiliza de seus sonhos como território do criar e investigar e como material de
investigação. Com isso, explora e apresenta formas em que a Cultura Popular pode contribuir para
repensar a estética na educação em artes visuais. Revelando que a investigação contribui para incluir
processos profundos das visualidades no percurso educacional, para perceber o mundo de forma
corporal, para percepção do corpo integralizado, para potencializar as formas de percepção, para
integralizar disciplinas, áreas do conhecimento e saberes, para não sobrepor conhecimentos em
detrimento de saberes, nem hierarquizar disciplinas, para inclusão social e representatividade de
pessoas e comunidades marginalizadas, para superar a dicotomia entre natureza e cultura, e, natureza e
tecnologia, e para valorizar as subjetividades culturais latino-americanas, na arte e na Educação da
Cultura Visual. A investigação tem o objetivo de fortalecer epistemologias, saberes, culturas e
comunidades não-hegemônicas, contribuindo de forma social, cultural e histórica contra a hierarquia
de saberes. Essa investigação evidencia a necessidade de políticas públicas, de movimentos culturais,
de Cultura Popular somada à Cultura Visual, de epistemes contra-colonizadoras, de representatividade e inclusão de corpos e comunidades marginalizadas, de sonhos e profundidade no percurso educacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura visual | pt_BR |
dc.title | Cultura popular e corporalidade na educação da cultura visual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T12:05:50Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T12:05:50Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32186 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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