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dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorAmaral, Laura Dorneles do-
dc.identifier.citationAMARAL, Laura Dorneles do. Cultura popular e corporalidade na educação da cultura visual. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom uma bagagem de experiências na Cultura Popular, a autora busca descobrir de quais formas a Cultura Popular poderia ser referência para um ensino integralizador. Com a percepção da relação inseparável entre natureza e cultura, e, através da metodologia de Investigação Educacional Baseada em Artes, apresenta a cultura visual como elemento chave para acolher a Cultura Popular na educação, revelando uma proposta educacional contra-colonial e que valoriza as subjetividades latino-americanas. Utiliza de seus sonhos como território do criar e investigar e como material de investigação. Com isso, explora e apresenta formas em que a Cultura Popular pode contribuir para repensar a estética na educação em artes visuais. Revelando que a investigação contribui para incluir processos profundos das visualidades no percurso educacional, para perceber o mundo de forma corporal, para percepção do corpo integralizado, para potencializar as formas de percepção, para integralizar disciplinas, áreas do conhecimento e saberes, para não sobrepor conhecimentos em detrimento de saberes, nem hierarquizar disciplinas, para inclusão social e representatividade de pessoas e comunidades marginalizadas, para superar a dicotomia entre natureza e cultura, e, natureza e tecnologia, e para valorizar as subjetividades culturais latino-americanas, na arte e na Educação da Cultura Visual. A investigação tem o objetivo de fortalecer epistemologias, saberes, culturas e comunidades não-hegemônicas, contribuindo de forma social, cultural e histórica contra a hierarquia de saberes. Essa investigação evidencia a necessidade de políticas públicas, de movimentos culturais, de Cultura Popular somada à Cultura Visual, de epistemes contra-colonizadoras, de representatividade e inclusão de corpos e comunidades marginalizadas, de sonhos e profundidade no percurso educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.subject.keywordCorporalidadept_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.titleCultura popular e corporalidade na educação da cultura visualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T12:05:50Z-
dc.date.available2022-10-03T12:05:50Z-
dc.date.submitted2022-05-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32186-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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