Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CleideSantosSouza_tcc.pdf415,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos sexuais na socioeducação : uma reflexão sobre a interação entre os adolescentes privados de liberdade e as socioeducadoras
Autor(es): Souza, Cleide Santos
Orientador(es): Azevedo, Andressa Amaral de
Assunto: Direitos sexuais e reprodutivos
Assédio no ambiente de trabalho
Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 1-Out-2022
Referência: SOUZA, Cleide Santos. Direitos sexuais na socioeducação: uma reflexão sobre a interação entre os adolescentes privados de liberdade e as socioeducadoras. 2022. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho ilustra como e porque acontecem situações de constrangimentos e assédios dos educandos sobre as socioeducadoras numa Comunidade de Atendimento Socioeducativo na Bahia, demonstrando como os instrumentos legais, procedimentais e pedagógicos atuam para diminuir a incidência dessas situações. Assim sendo, confronta as práticas de assédios com as normativas que versam sobre os devidos cuidados e atenção aos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens em privação de liberdade. Verificando que existem importantes lacunas a serem sanadas no sentido de promover ações que possibilitem mais acesso aos conhecimentos, bem como, ampliem o leque dos conteúdos e debates promovidos neste espaço, considerando todos os perfis de educandos e envolvendo-os na construção dos saberes relativos a esses direitos, com o objetivos de melhor compreender e atender a reais necessidades deles, das suas sexualidades e seus prazeres. O trabalho foi construido com base na observação particiapnte da autora e contou com a contribuição dos relatos de outras mulheres desta CASE. Assim, traz criticas aos procedimentos adotados e ao Programa Laços: Saúde e Sexualidade na Medida Socioeducativa, que reduz os direitos sexuais e reprodutivos à biologia e à medicina por dedicar seus capítulos e incisos à definição de regras e procedimentos necessários para a ocorrência da visita íntima, assim, também atribuindo-lhe um caráter moral no sentido de considerar o “sexo” uma prática permitida apenas para a concepção e concepção familiar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.