Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ClaudiaLeticiaAlmeidaDaFonseca_tcc.pdf224,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de profissionais do CAPS-AD sobre o atendimento a socioeducandos
Autor(es): Fonseca, Claudia Leticia Almeida da
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)
Medidas socioeducativas
Adolescentes - saúde mental
Data de apresentação: 7-Mar-2022
Data de publicação: 30-Set-2022
Referência: FONSECA, Claudia Leticia Almeida da. Percepção de profissionais do CAPS-AD sobre o atendimento a socioeducandos. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Pesquisa qualitativa realizada em um centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas na cidade de Barcarena-PA. Objetivou identificar a percepção dos profissionais de saúde sobre suas práticas no cuidado de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Participaram da pesquisa 03 profissionais que atendem diretamente os usuários do serviço. Os dados foram coletados mediante questionário virtual, plataforma google forms, e analisados pela interpretação qualitativa de Heidegger. Os dados obtidos evidenciaram dois aspectos importantes que ratificam outros estudos já realizados em contextos similares, ainda que as especificidades dos espaços em saúde sejam diferentes: a compreensão do profissional quanto a sua função específica na assistência ao usuário e a construção de estratégias eficazes para alcançar efetivamente o cuidado a saúde integral. Concluiu-se que a identificação desses aspectos oferece subsídios para o planejamento de intervenções em saúde mental de maneira articulada com as demais políticas, com vistas ao aumento na adesão e articulação dos serviços em rede na garantia dos direitos a saúde integral de adolescentes em sofrimento mental por uso abusivo de substâncias psicoativas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.