Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RenatoAlvesTavaresSilva.pdf514,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto de fatores decisivos na estrutura de capital das empresas da bolsa de valores, mercadorias e futuros (BM&FBOVESPA)
Autor(es): Silva, Renato Alves Tavares
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Empresas - finanças
Capital (Economia)
Administração financeira
Data de apresentação: 5-Jul-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: SILVA, Renato Alves Tavares. Impacto de fatores decisivos na estrutura de capital das empresas da bolsa de valores, mercadorias e futuros (BM&FBOVESPA). 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O mundo competitivo atual exige das empresas o maior rendimento possível para que as mesmas permaneçam no mercado. O modo como as empresas escolhem sua estrutura de capital é essencial para este feito. Estrutura de capital é a proporção entre capital de terceiros e capital próprio da organização no financiamento de suas atividades. Com isso o endividamento fica sendo peça chave para essa escolha ótima na estrutura do capital. Além disso, uma nova companhia, criada em 2008, chamada de Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) muda o cenário das empresas de capital aberto no país. O cenário tributário brasileiro também é fundamental para que as empresas escolham de forma correta sua estrutura de capital, pois o sistema tributário brasileiro possui suas particularidades, se diferenciando dos outros países. Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa e a técnica empregada foi a regressão linear do tipo múltipla e o método dos mínimos quadrados ordinários (MQO), com suporte dos softwares Economática e Excel. Os resultados mostram que existem fortes indícios para aceitação da Teoria do Pecking Order em detrimento da Teoria do Trade-off. Conclui-se que a rentabilidade, crescimento de vendas e risco são decisivas na escolha da estrutura de capital das organizações que compõem a BM&FBOVESPA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons