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dc.contributor.advisorGuimarães, Marta Mencarini-
dc.contributor.authorTeixeira, Lucas Riecken Martins-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Lucas Riecken Martins. Super fluxo: som/ espaço/ expansão/ captura. 2020. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo contextualizar e aprofundar meu processo de pesquisa poética e produção de obras durante os últimos três semestres no período da graduação em artes visuais na Universidade de Brasília. A produção e pesquisa tem como foco, composições e trabalhos no campo sonoro,de forma a estabelecer paralelos e conexões com linguagens artísticas e aspectos visuais. No primeiro momento, estabeleço uma introdução às dinâmicas físicas do campo sonoro com as propagações sonoras, os padrões vibracionais de Ernst Chladni e a Cimática de Hans Jenny, para em seguida relacionar as propagações sonoras dentro do contexto das dinâmicas sensoriais e perceptivas do campo artístico e musical, com a obra Background Noise de Brandon LaBelle e a percepção polifônica colocada pelo professor e pesquisador Paulo Chagas. Em segundo, busco aprofundar o posicionamento a respeito do campo da arte sonora, contextualizar a importância da categoria, estabelecendo paralelos e diferenciações com o campo musical. Busco apresentar aglutinações ocorridas entre o campo sonoro e linguagens visuais dentro do desenvolvimento das tecnologias de gravação e reprodução de áudio no início do século XX com as notações optoacústicas e os trabalhos de Rudolf Pfenninger e Oskar Fischinger. Sigo em direção a evidenciar as divisões e ampliações do campo sonoro com relação às linguagens artísticas, e o efeito da Escultura no campo expandido, de Rosalind Krauss, juntamente ao acionamento do objeto sonoro pelas categorias artísticas, Escultura e Instalação. Para contextualizar poética e filosoficamente o posicionamento da minha produção artística, apresento a teoria filosófica da estética materialista do som postulado pelo do filósofo e crítico de arte sonora Christoph Cox (1965) em sua publicação Sonic Flux (2007), baseada no ciclo de criação e dissolução das formas da teoria de Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze, estabelecendo o som como uma entidade de fluxo. Por fim apresento minha produção poética e obras decorrentes deste processo de pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSompt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordProdução artísticapt_BR
dc.titleSuper fluxo : som/ espaço/ expansão/ capturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-30T12:06:44Z-
dc.date.available2022-09-30T12:06:44Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32164-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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