Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Marta Mencarini | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Lucas Riecken Martins | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Lucas Riecken Martins. Super fluxo: som/ espaço/ expansão/ captura. 2020. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo contextualizar e aprofundar meu processo de
pesquisa poética e produção de obras durante os últimos três semestres no período
da graduação em artes visuais na Universidade de Brasília. A produção e pesquisa
tem como foco, composições e trabalhos no campo sonoro,de forma a estabelecer
paralelos e conexões com linguagens artísticas e aspectos visuais.
No primeiro momento, estabeleço uma introdução às dinâmicas físicas do campo
sonoro com as propagações sonoras, os padrões vibracionais de Ernst Chladni e a
Cimática de Hans Jenny, para em seguida relacionar as propagações sonoras
dentro do contexto das dinâmicas sensoriais e perceptivas do campo artístico e
musical, com a obra Background Noise de Brandon LaBelle e a percepção polifônica
colocada pelo professor e pesquisador Paulo Chagas.
Em segundo, busco aprofundar o posicionamento a respeito do campo da arte
sonora, contextualizar a importância da categoria, estabelecendo paralelos e
diferenciações com o campo musical. Busco apresentar aglutinações ocorridas entre
o campo sonoro e linguagens visuais dentro do desenvolvimento das tecnologias de
gravação e reprodução de áudio no início do século XX com as notações
optoacústicas e os trabalhos de Rudolf Pfenninger e Oskar Fischinger.
Sigo em direção a evidenciar as divisões e ampliações do campo sonoro com
relação às linguagens artísticas, e o efeito da Escultura no campo expandido, de
Rosalind Krauss, juntamente ao acionamento do objeto sonoro pelas categorias
artísticas, Escultura e Instalação. Para contextualizar poética e filosoficamente o posicionamento da minha produção artística, apresento a teoria filosófica da estética materialista do som postulado pelo do filósofo e crítico de arte sonora Christoph Cox (1965) em sua publicação Sonic Flux (2007), baseada no ciclo de criação e dissolução das formas da teoria de Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze, estabelecendo o som como uma entidade de fluxo. Por fim apresento minha produção poética e obras decorrentes deste processo de
pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Som | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção artística | pt_BR |
dc.title | Super fluxo : som/ espaço/ expansão/ captura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T12:06:44Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T12:06:44Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32164 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|