Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LauraLealMartinez_tcc.pdf918,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das artes visuais para o desenvolvimento infantil
Autor(es): Martinez, Laura Leal
Orientador(es): Silva, Nelson Fernando Inocêncio da
Assunto: Desenvolvimento infantil
Desenho infantil
Ensino e aprendizagem
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 17-Set-2020
Data de publicação: 30-Set-2022
Referência: MARTINEZ, Laura Leal. A importância das artes visuais para o desenvolvimento infantil. 2020. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Por meio de estudos sobre desenho infantil, busco compreender como o ensino do desenho pode interferir de forma benéfica no desenvolvimento da criança. Procuro também entender como o incentivo ao grafismo pode favorecer na compreensão da produção artística infantil. Para tanto busco auxílio em determinadas abordagens acerca do desenho infantil, estabelecendo um diálogo com autores tais como Viktor Lowenfeld (1977), Edith Derdyk (2015), Rosa Iavelberg (2017), Sueli Ferreira (2011), entre outros, os quais, ao meu ver, proporcionam um melhor entendimento em torno do assunto. Me dedico ainda à algumas reflexões sobre os modos como a criança explora seu crescimento por intermédio dos próprios desenhos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.