Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaGabrielaDeLimaMoura_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências, cultura[s] e formação : reflexões a partir dos estágios supervisionados em Artes Plásticas
Autor(es): Moura, Ana Gabriela de Lima
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Estágios supervisionados
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 28-Set-2022
Referência: MOURA, Ana Gabriela de Lima. Experiências, cultura[s] e formação: reflexões a partir dos estágios supervisionados em Artes Plásticas. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo parte de um levantamento teórico vinculado aos conceitos de experiência, cultura[s] e formação para pensar questões relacionadas com meu o ingresso no Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. No decorrer do estudo, foram estabelecidas reflexões mediadas por um olhar atento acerca dos conceitos, inclusive para considerar os estudos da cultura visual como alternativa tanto para o ensino de artes visuais quanto para o entendimento do conceito de cultura. Nesse sentido, apresento questões que abordaram o processo de formação docente e o campo de estudos da cultura visual, com destaque para experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados em Artes Plásticas 1 e 2, no qual realizei as etapas de observação e regência na rede pública de ensino de Brasília, no Colégio Centro educacional 07 de Taguatinga. A partir da vivência nos estágios supervisionados, foram ressaltados apontamentos relacionados com o contexto formativo de docentes e discentes, com ênfase nos aspectos experienciais e culturais dos sujeitos, particularmente, em relação ao processo de ensino e aprendizagem em artes visuais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.