Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TaynaMateusDeOliveira_tcc.pdf43,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Memórias reais inventadas : imaginação e realidade no contexto da educação em Artes Visuais
Autor(es): Oliveira, Tayná Mateus de
Orientador(es): Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro
Assunto: Memória
Imaginação
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 28-Set-2022
Referência: OLIVEIRA, Tayná Mateus de. Memórias reais inventadas: imaginação e realidade no contexto da educação em Artes Visuais. 2019. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a memória e sua relação com a imaginação e a realidade. Apresenta narrativas que contam sobre memórias pessoais na tentativa de entender o que, em minha trajetória de vida, levou-me a seguir determinados caminhos e ter determinados pensamentos sobre as questões da realidade, da verdade e da fantasia. Questiono a veracidade do passado, bem como, as lembranças, suscitando questões pontuais que relacionam memória e invenção; memória e imaginação; memória e realidade. Assim, com este trabalho articulo ideias e questões acerca do conceito de realidade dentro da perspectiva da memória. A pesquisa apresenta, também, reflexões a partir do desenvolvimento de fotomontagens realizadas pelos alunos em sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.