Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32140
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoManoelGomes_tcc.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como desfazer coisas com palavras
Autor(es): Gomes, João Manoel
Orientador(es): Sousa, Cinara Barbosa de
Assunto: Arte urbana
Intervenção artística urbana
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 28-Set-2022
Referência: GOMES, João Manoel. Como desfazer coisas com palavras. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste trabalho, a obra "Como desfazer coisas com palavras" é inicialmente apresentada como conceito e como projeto, independentemente de sua execução concreta; descreve-se um memorial, discutem-se problemas percebidos em duas de suas versões prévias, desdobram-se então alguns exercícios especulativos para, finalmente, chegar a uma solução geral que toma a forma da versão atual a ser executada. A seguir, são estudadas questões que atravessam de modo geral a prática das artes urbanas – a questão da "aconsensualidade", a ética da intervenção pública, sua condição como expressão de práticas sociais, anonimato e reconhecimento, reapropriação do não-lugar, enquadramento como contravenção, desenquadramento como arte de caráter contemporâneo, o que acontece quando cooptada por circuitos de interesses comerciais e institucionais – e a cada qual pontuadas as suas relações com esta obra em específico. Por último, descreve-se detalhadamente seu planejamento e execução, entre técnica, material, medições, orçamento, ação de rua, e sugere-se uma breve observação dos ventos antes das considerações finais: sobre a efetividade da obra enquanto experiência de saciação semântica (para que funcione numa passagem, creio que necessitaria de uma escala maior); sobre o impacto que tem no local (como qualquer obra de arte urbana, opera no sentido da reapropriação do não-lugar); sobre elementos de composição alternativos (ainda que sujeito a um processo de dessignificação, o signo sempre carrega uma poética colateral); e finalmente sobre o problema da transcendentalidade da arte conceitual (não alcança a imaterialidade, mas pode operar sobre o social)
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.