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Título: Conceitos da teoria de C.S. Peirce para um entendimento da relação entre realidade e ficção
Autor(es): Cunha, Walter Gomes
Orientador(es): Duarte, Pedro David Russi
Assunto: Realidade
Ficção
Comunicação
Peirce, Charles S. (Charles Sanders), 1839-1914
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: DUARTE, Pedro David Russi. Conceitos da teoria de C.S. Peirce para um entendimento da relação entre realidade e ficção. 2011. 83 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho busca entender a teoria de Charles Sanders Peirce e a contribuição que essa teoria pode oferecer para uma compreensão da relação entre ficção e realidade no campo da Comunicação Social. Para isso, propomos a discussão de três conceitos centrais da filosofia peirceana: o de hábito, o de realidade e o de continuidade, entendendo como essas ideias constroem uma visão peirceana de mundo e sustentam a proposta epistemológica de Peirce. Em seguida a essa investigação de conceitos, pode-se ver como esse recorte conceitual da teoria peirceana permite construir um entendimento da relação entre realidade e ficção no âmbito da Comunicação Social diferente daquele originado no senso comum. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work seeks to understand the theories of Charles Sanders Peirce and the contribution that these theories can offer to a comprehension of the relation between fiction and reality in the field of Media Studies. For this, we propose a discussion of three central concepts in Peirce's philosophy: the habit, the reality and the continuity, understanding how these ideas build a peircean worldview and support Peirce's epistemological proposal. Following this investigation of concepts, one can see how this selection of concepts in peircean theories allow us to build an understanding of the relation between reality and fiction in the area of Media Studies, one different from that originated in the common sense.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3214
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