Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarianaNassuno_tcc.pdf2,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Revelações
Autor(es): Nassuno, Marianne
Orientador(es): Oliveira, Gregório Soares Rodrigues de
Assunto: Fotografia
Pintura
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 28-Set-2022
Referência: NASSUNO, Marianne. Revelações. 2020. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho busca desenvolver um quadro de referência sobre imagens borradas e desfocadas. Esta abordagem aqui chamada de "sem foco" tenta lidar com essas imagens, através de reflexão conceitual e experiências pictóricas com tinta a óleo, baseadas em imagens de negativo fotográfico. Para apresentar a especificidade deste trabalho, são examinadas as possibilidades de criação de imagens no processo fotográfico e a relação histórica entre fotografia e pintura. Da história da pintura, a transição de sujeitos pictóricos da imitação à expressão e reflexões sobre o uso da cor são revistas. Graças a esses debates conceituais, o referencial "sem foco" pode ser concebido como um fazer artístico. O desenvolvimento gradual de técnicas específicas e recursos da pintura também é revelado nesse apanhado histórico. Características de imagens borradas e desfocadas são apresentadas, a partir da análise de trabalhos de artistas selecionados, que constituem referência para a elaboração da abordagem "sem foco". Finalmente, o primeiro conjunto de experiências pictóricas na série Revelações é apresentado e as escolhas envolvidas em sua realização são justificadas.
Abstract: This work intends to develop a framework regarding blurred, unfocused images. This so-called ‘no focus’ approach attempts to deal with these images through conceptual reflection and pictorial experiences with oil paint, based on images of photographic negative. To present the specificity of this work, the possibilities of creating images in the photographic process and the historical relationship between photography and painting are examined. From the history of painting, the transition of pictorial subjects from imitation to expression and reflections on the use of color are reviewed. Thanks to these conceptual debates, the ‘no focus’ approach can be conceived as an artistic doing. The gradual development of specific techniques and resources of painting is also revealed in this historical recollection. Characteristics of blurred, unfocused images are presented, from the analysis of works of selected artists, which constitute reference for the elaboration of the ‘no focus’ approach. Finally, the first set of pictorial experiences in the Revelations series is presented and the choices involved in their realization are justified.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.