Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32138
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SilviaReginaDeOliveiraLemos_tcc.pdf240,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Paradigma da proteção integral
Autor(es): Lemos, Silvia Regina de Oliveira
Orientador(es): Pinel, Walace Roza
Assunto: Crianças e adolescentes - proteção social
Doutrina da Proteção Integral
Conselho tutelar
Data de apresentação: 7-Mar-2022
Data de publicação: 27-Set-2022
Referência: LEMOS, Silvia Regina de Oliveira. Paradigma da proteção integral. 2022. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Constituição Brasileira de 1988 seguiu a Doutrina da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, que tem como essência fundamental o conceito de que crianças e adolescentes são sujeitos de direito e merecem, portanto, todo amparo e cuidado. São indivíduos em desenvolvimento, com atributos próprios, mas com potencial de perceber que têm direitos e responsabilidades. Assim, apareceram garantidores e/ou zeladores pelos direitos, desse público, os conselheiros tutelares, que tem por função consolidar o disposto no art. 227, da CF/88, que responsabiliza todos os membros da sociedade como participantes da causa da criança e do adolescente, e tem como incumbência representar os direitos das crianças e adolescentes, nos momentos em que se exigem medidas de caráter não jurisdicional. Enfim, este trabalho tem por objetivo entender como se dá a atuação profissional do conselheiro e da conselheira tutelar e seu desempenho na perspectiva da garantia integral dos direitos de crianças e adolescentes no município de São Luís/MA, entendendo até onde o Conselho Tutelar é órgão afiançador de proteção integral de crianças e adolescentes no município.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.