Título: | O papel da participação dos cuidadores no desenvolvimento da primeira infância : estudo das famílias inseridas no PAIF/CRAS área lagunar |
Autor(es): | Mendonça, Sayonara Felismina da Conceição |
Orientador(es): | Azevedo, Andressa Amaral de Oliveira, Adriana da Silva Ramos de |
Assunto: | Cuidadores Desenvolvimento infantil Primeira infância Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 17-Fev-2022 |
Data de publicação: | 27-Set-2022 |
Referência: | MENDONÇA, Sayonara Felismina da Conceição. O papel da participação dos cuidadores no desenvolvimento da primeira infância: estudo das famílias inseridas no PAIF/CRAS área lagunar. 2022. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este artigo se trata de uma proposta de estudo do Curso de Especialização: Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente cujo objetivo é analisar as famílias que participam do Programa Primeira Infância Cidadã no Município de Maceió no ano 2021. Buscou-se conhecer os aspectos que levavam seus cuidadores há não realizarem as atividades propostas pelo programa para o Desenvolvimento Infantil. O desenvolvimento na primeira infância é o formato que a criança tem como crescer e aprender, entretanto, nos seus primeiros anos de vida. Então o PPIC é um programa que proporciona auxiliando a atenção primaria da infância através de estímulos no desenvolvimento infantil integral para as crianças de 0 a 6 anos de idade.
O cuidador deve ser ressaltado no protagonismo para o desenvolvimento das atividades proposta, reforçando a prática do brincar como sendo de importância para a construção e evolução do aprendizado da criança. O estudo identificou que a maioria das famílias acompanhadas pelo PPIC moram em território identificado como de auto vulnerabilidade social onde não possuem acesso aos mínimos recursos necessários à sua sobrevivência, como alimentação, saúde, moradia e educação gerando desigualdade social. Sendo uma realidade deplorável dessas famílias demostrando um retrato de questão social, violência e criminalidade e infelizmente naturalizado como normal para elas. Conclui-se que neste estudo os cuidadores desenvolvam as
atividades e ampliem a capacidade de interagir e de lidar com as necessidades das crianças, com qualidade no tempo dedicado a criança durante os momentos de atividades (brincar), tornando-se essa experiência um momento divertido, único que farão parte de uma memória afetiva entre o cuidador e a criança. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.