Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mar, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Coura, Fernanda Freitas | - |
dc.identifier.citation | COURA, Fernanda Freitas. A produção de Lina Bo Bardi para o Studio de Arte Palma: a tradução da alma brasileira no móvel moderno. 2020. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata do design de mobiliário desenvolvido por Lina Bo Bardi para o Studio de Arte Palma e de como a arquiteta conseguiu imprimir uma alma brasileira aos desenhos de seus móveis, mesmo recém-chegada ao país. Para entender a razão do interesse de Lina no resgate cultural, partimos de sua formação na Itália, de onde ela trouxe muitas das ideias que pôs em prática no Brasil. Os conhecimentos adquiridos nas atividades e nas alianças firmadas com outros profissionais no país natal, no Brasil se combinaram às oportunidades oferecidas pelo processo de urbanização e pelo desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira, àquela altura detentora de fama mundial. O Studio afigurava-se um dos braços de um plano maior do casal Lina e Pietro Bardi para o Brasil, visando a educação para a arte e a mudança do gosto do público brasileiro. A proposta, porém, atingiu apenas uma parcela pequena de consumidores. Grande parte do público local ainda era conservadora. Lina, além disso, enfrentou dificuldades devido à falta de mão-de-obra especializada para a fabricação dos móveis e questões de proteção de propriedade intelectual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobiliário | pt_BR |
dc.title | A produção de Lina Bo Bardi para o Studio de Arte Palma : a tradução da alma brasileira no móvel moderno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T15:03:51Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T15:03:51Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32128 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is about Lina Bo Bardi’s furniture design for Studio de Arte Palma and how the architect managed to bare the Brazilian soul through her design, despite being a newcomer. The starting point to understand the reason behind Lina’s interest in rescuing cultural heritage, was her life in Italy, from where she brought ideas that would be put into practice in Brazil. The knowledge gained in her activities and alliances with other professionals in her birth country, in Brazil were combined to opportunities offered by urbanization and by the development of the Brazilian modern architecture, which had reached international fame at that point. The Studio was one of the plans of a major project of the Bardi couple for Brazil, that included the education for art and the change of taste of the Brazilian public. However, the idea was accepted just by a small part of Brazilians. Great part of the locals was still conservative. Furthermore, Lina had to deal with difficulties to find qualified workforce to the work in the Studio and with problems involving the protection of intellectual property. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|