Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GrazielleOliveiraSantanaRibeiro_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ciberemancipação : arte educação e Web em análise para a emancipação do aluno
Autor(es): Ribeiro, Grazielle Oliveira Santana
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Cultura visual
Artes visuais - ensino fundamental
Arte na educação
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 27-Set-2022
Referência: RIBEIRO, Grazielle Oliveira Santana. Ciberemancipação: arte educação e Web em análise para a emancipação do aluno. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: “Como é um jarro africano?”, me perguntei olhando para um vaso de plantas de barro pintado como os padrões de pintura corporal indígena brasileira, entregue por um aluno do oitavo ano do ensino fundamental, como sendo o fruto da sua pesquisa sobre jarros africanos para a semana de consciência negra. Este trabalho tem como foco a análise de um recorte de memória advinda da vivência de estágio no ensino fundamental público de Santa Maria/DF. Não para falar sobre jarros africanos, mas para entender os sujeitos da era digital que habitam a sala de aula. Assim como, compreender como as tecnologias afetam os sujeitos e o ensino de Artes Visuais. Para responder a simples pergunta: Por que os habitantes da sala 14 não conseguem achar um jarro africano no ciberespaço? Uma pergunta simples que se desenrola em complexos conceitos e ideias. Indo da cibercultura ao sujeito ciborgue, e da arte para a cultura visual. E, não apenas, investigando o fazer docente de artes dentro da realidade em rede, que é o século XXI. Um estudo baseado na metodologia RE, usando memória e teoria para a construção de análise e conhecimento. Chegando à conclusão que, de fato, as tecnologias estão intimamente atreladas ao humano e sua subjetividade, o transfigurando em um ser transgressor “ciborgueano”, que desestabiliza os processos educacionais e o fazer docente. Implicando o desenvolvimento de uma educação decolonial emancipadora que abrace os novos sujeitos e os saberes da era digital. Sendo as Artes Visuais e a Cultura Visual uma porta para a ciberemancipação.
Abstract: "What does an African vase look like?", I asked myself looking at a terracotta pot painted using Brazilian indigenous body painting patterns submitted by an eighth-grade middle school student as the outcome of his research on African vases for the Black Consciousness Week. This paper focuses on the analysis of a piece of memory that comes from the experience of an internship in a public middle school in Santa Maria, Federal District. Not to talk about African vases, but to understand the individuals of the digital age that inhabit a classroom, as well as to understand how technologies affect these individuals and the teaching of Visual Arts. To answer a simple question: Why can't the inhabitants of classroom 14 find an African vase in cyberspace? A simple question that unfolds into complex concepts and ideas. Going from cyberculture to the cyborg individual, and from art to visual culture. And, not only that, investigating the teaching of arts within the network reality that is the 21st century. A study based on Experience Report (RE) methodology, using memory and theory for the construction of analysis and knowledge. The conclusion is that, in fact, technologies are closely linked to humans and their subjectivity, transfiguring them into a transgressive cyborgian being that destabilizes educational processes and the teaching process. Implying the development of an emancipatory decolonial education that embraces the new subjects and the knowledge of the digital age. Being the Visual Arts and Visual Culture a door to cyberemancipation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.