Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32097
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CiceroDiogenesCarlosRodrigues_tcc.pdf365,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As campanhas educativas e seus impactos no rompimento do ciclo de violência sexual contra crianças e adolescentes
Autor(es): Rodrigues, Cícero Diógenes Carlos
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Violência contra crianças e adolescentes
Violência sexual
Educação sexual
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: RODRIGUES, Cícero Diógenes Carlos. As campanhas educativas e seus impactos no rompimento do ciclo de violência sexual contra crianças e adolescentes. 2022. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade na vida de muitos meninos e meninas nos diversos rincões deste país de tamanho continental. Além do tamanho, observa-se, ainda, outras dificuldades para promover educação sexual de modo que contribuam com a prevenção desta violência, garantindo a esses sujeitos espaços saudáveis de desenvolvimento integral longe de toda e qualquer situação que viole seus direitos. O presente estudo tem como objetivo compreender como a educação sexual, através de campanhas educativas pode colaborar com o rompimento do ciclo de violência sexual contra crianças e adolescentes. Para isso, realizamos um estudo junto a um grupo de dez adolescentes atendidos no Centro de Referência Especializado da Assistência Social do Município de Vilas Lobo no ano de 2018. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa com abordagem do estudo de caso e o instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que: a) as Campanhas educativas contra a violência sexual impulsionaram e encorajaram diversos adolescentes a denunciarem às autoridades competentes suas vivências de abusos sexuais, em especial, um grupo de 10 adolescentes do sexo masculino, vítimas de um único abusador, entre outros; as Campanhas educativas e o Sistema de Garantia de Direitos dando suporte socioemocional e jurídico contribuíram para romper com o ciclo de violência de diversas situações no município em questão. Evidenciou-se ainda que a articulação do Sistema de Garantia de Direitos corroborou com as famílias e indivíduos vítimas de violência sexual a denunciarem os seus algozes, uma vez que a experiencia do município mostrou celeridade em todo o processo. Apresentamos a caracterização das vítimas atendidas naquele ano, o perfil do abusado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.