Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CatherineDaSilvaCastanheira_tcc.pdf837,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O instituto da guarda no contexto de migração indígena venezuelana em Roraima : uma análise no caso da etnia Warao
Autor(es): Castanheira, Catherine da Silva
Orientador(es): Pereira, Verônica Aparecida
Assunto: Guarda de menores
Crianças indígenas
Indígenas
Venezuela - migração
Data de apresentação: 3-Mar-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: CASTANHEIRA, Catherine da Silva. O instituto da guarda no contexto de migração indígena venezuelana em Roraima: uma análise no caso da etnia Warao. 2022. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: No ordenamento jurídico brasileiro, a guarda pode ser tanto um atributo natural do poder familiar quanto uma modalidade de colocação em família substituta, em ambos os casos visa a proteção de crianças e adolescentes. Em cenários como o de migração e de deslocamento forçado, o instituto pode apresentar algumas dificuldades na sua aplicação, especialmente no âmbito das comunidades indígenas. Partindo de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, busca-se neste estudo tratar o instituto da guarda no contexto de migração indígena venezuelana em Roraima, mais especificamente no caso da etnia Warao, sendo pontuado os desafios da aplicação desse instituto nos processos de regularização migratória e abrigamento enfrentados por essa comunidade. Destaca-se, ainda, a necessidade de uma maior preparação e sensibilização por parte dos atores que trabalham na resposta à migração indígena no que diz respeito a aspectos culturais da comunidade Warao.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.