Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarolinaRodriguesDeFlores_tcc.pdf262,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O adolescente com transtorno mental em cumprimento de medida socioeducativa de internação no município de Timon/Maranhão
Autor(es): Flores, Carolina Rodrigues de
Orientador(es): Mariana, Fernando Bomfim
Assunto: Adolescentes - saúde mental
Transtorno mental
Socioeducação
Adolescentes em privação de liberdade
Data de apresentação: 4-Mar-2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: FLORES, Carolina Rodrigues de. O adolescente com transtorno mental em cumprimento de medida socioeducativa de internação no município de Timon/Maranhão. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A temática estudada surgiu da prática profissional, pois não existem locais adequados para que um adolescente possa receber uma medida protetiva de internação, no caso de possuir um transtorno mental grave. Os adolescentes chegam para cumprir medidas socioeducativas de internação provisória, e só depois de estarem sentenciados que começamos a investigação se há um transtorno mental. E muitas vezes isso não é suficiente para que haja uma revisão, por parte do judiciário, de uma sentença. Portanto, os adolescentes já tiveram seus direitos violados antes de serem sentenciados, fazendo com que a medida socioeducativa seja meramente punitiva, retirando a questão pedagógica do cumprimento de medida socioeducativa. Existem inúmeros trabalhos que falam da temática, mas vou logo adianto, que nenhum traz uma resposta na prática favorável para a solução do problema em questão. O método utilizado no presente trabalho foi à pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Precisamos discutir e criar paramentos para o atendimento socioeducativo da pessoa com transtorno mental para uma melhor efetivação do cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.