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dc.contributor.advisorKashiwakura, Helder Kiyoshi-
dc.contributor.authorAndrade, Marcelle Maia de-
dc.identifier.citationANDRADE, Marcelle Maia de. Gastos públicos em educação: uma análise da eficiência dos municípios do Estado de São Paulo. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos com ensino fundamental liquidados nos municípios do estado de São Paulo. Para tal fim, utilizou-se do método matemático não linear Análise Envoltória de Dados (AED), modelo Banker, Charnes e Cooper (BCC) com orientação voltada aos outputs. Foi escolhido o estado de São Paulo para tal avalição pelo estado apresentar resultados robustos em indicadores de qualidade de educação. Tais indicadores foram empregados como produto resultante dos gastos (outputs), sendo eles: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Ao avaliar os resultados obtidos pelo método, não foram encontradas evidências de que maiores gastos com educação resultam em melhores indicadores ou vice-versa. Na prática, notou-se uma correlação entre os índices IDEB e IFDM. Para testar tal correlação aplicou-se o método de Correlação de Pearson entre os índices analisados onde foi constatado que a correlação entre ambos é moderada e positiva, indicando que o que contribui para eficiência em educação nos municípios analisados é a implementação de melhores políticas públicas e não necessariamente o gasto realizado com educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnálise envoltória de dados (DEA)pt_BR
dc.subject.keywordGasto públicopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)pt_BR
dc.titleGastos públicos em educação : uma análise da eficiência dos municípios do Estado de São Paulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-25T13:35:04Z-
dc.date.available2022-09-25T13:35:04Z-
dc.date.submitted2022-04-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32084-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aimed to evaluate the efficiency of public spending in the municipalities of the state of São Paulo. To obtain the results, we used a non-linear mathematical method called Data Envelopment Analysis (DEA). The model used was Banker, Charnes and Cooper (BCC) with an output orientation. The state of São Paulo was chosen for this evaluation because it present robust results in education quality indicators. Such indicators were used as a product resulting from expenditures (outputs), they are: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) and Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). When evaluating the results obtained by the method, no evidence was found that higher spending on education results in better indicators or vice versa. Actually, a correlation between the indices IDEB and IFDM was noted. To test this correlation, the Pearson Correlation method was applied between the analyzed indices, where it was found that the correlation between both is moderate and positive, indicating that what contributes to efficiency in education in the analyzed municipalities is the implementation of better public policies and not the public spending on education.pt_BR
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