Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoLucasAndradeGuimaraes_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reação do auditor à percepção de risco do mercado
Autor(es): Guimarães, João Lucas Andrade
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Ações (Finanças) - análise de risco
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 25-Set-2022
Referência: GUIMARÃES, João Lucas Andrade. Reação do auditor à percepção de risco do mercado. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo tem por objetivo verificar se há relação entre a volatilidade do retorno das ações de uma companhia e a modificação de opinião do auditor, bem como a emissão de parágrafo de ênfase. Foram realizados testes de modelos de regressão multivariada que consideraram relatórios e cotações de 185 empresas/ações entre 2009 e 2020. Os resultados revelaram que companhias que apresentam uma maior volatilidade do retorno das ações possuem maior probabilidade de receber relatórios com modificação de opinião. Esse resultado indica que o auditor, ao ver que o mercado atribui um alto risco para a companhia, pode aumentar o rigor durante os seus trabalhos, aumentando a chance de emissão de um relatório com opinião modificada. Com relação ao parágrafo de ênfase, os resultados obtidos foram semelhantes, indicando que o o auditor tem uma probabilidade mais alta de emitir parágrafos de ênfase sobre as demonstrações financeiras de empresas que possuem uma volatilidade do retorno das ações mais alta. Essa evidência contribui com a ideia de que o auditor, ao perceber uma elevada volatilidade do retorno das ações, pode emitir parágrafo de ênfase a fim de alertar o mercado para informações relevantes presentes nas demonstrações financeiras e se proteger de questionamentos futuros.
Abstract: This study aims to verify whether there is a relationship between the volatility of a company's stock return and the change in the auditor's opinion, as well as the issuance of an emphasis paragraph. Tests of multivariate regression models were carried out that considered reports and quotes from 185 companies/stocks between 2009 and 2020. The results revealed that companies that have a higher volatility of stock returns are more likely to receive reports with a change of opinion. This result indicates that the auditor, seeing that the market assigns a high risk to the company, increases the rigor during his work, increasing the chance of issuing a report with a modified opinion. Regarding the emphasis paragraph, the results obtained were similar, indicating that the auditor has a higher probability of issuing emphasis paragraphs on the financial statements of companies that have a higher volatility of stock returns. This evidence contributes to the idea that the auditor, when perceiving a high volatility of the stock return, can issue an emphasis paragraph in order to alert the market to relevant information present in the financial statements and protect itself from future questioning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.