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Título: Análise do desempenho econômico-financeiro das companhias aéreas brasileiras frente à crise causada pela pandemia da Covid-19
Autor(es): Silva, Vitor Augusto Carvalho da
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Pandemia
Covid-19
Crise do setor aéreo
Companhias aéreas
Aviação civil
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 23-Set-2022
Referência: SILVA, Vitor Augusto Carvalho da. Análise do desempenho econômico-financeiro das companhias aéreas brasileiras frente à crise causada pela pandemia da Covid-19. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Períodos de crise não são incomuns no setor de aviação civil brasileiro, entretanto as adversidades submetidas por meio do surgimento da Pandemia da Covid-19 trouxeram mudanças que desafiam o pleno funcionamento do setor. Devido à vitalidade das companhias aéreas que atuam no Brasil para o desenvolvimento nacional, o presente estudo tem como objetivo avaliar os desempenhos econômico-financeiros das principais companhias aéreas que atuam no Brasil por meio de indicadores, e observar comparar suas eficiências financeiras utilizando a análise envoltória de dados (DEA). O corte temporal da análise pode ser dividido pelo período anterior à crise causada pela Covid-19 em 2018 e 2019, o período de 2020 marcado pelas maiores restrições das operações das empresas em virtude da Pandemia, além do período marcado pelo afrouxamento das medidas restritivas em 2021. Diante da dificuldade de acesso aos dados, a amostra da pesquisa conta apenas com as empresas Azul e Gol, mas que ainda possuem grande representatividade do mercado (cerca de 66%), a coleta dos dados foi feita por meio da base da Economática®. Os resultados obtidos observaram impactos negativos ocasionados pela Covid-19, além de que os melhores desempenhos foram da Azul no período anterior à pandemia, embora a empresa tenha tido maior dificuldade de tratar o período mais restritivo em comparação com a Gol que se manteve mais estável. O estudo ressalta ainda o crescente endividamentos das duas companhias e a baixa capacidade de recuperação diante da flexibilização das medidas de combate ao vírus.
Abstract: Crisis periods are not uncommon in the Brazilian civil aviation sector, however the adversities submitted through the emergence of the Covid-19 Pandemic brought changes that challenge the full functioning of the sector. Due to the vitality of airlines operating in Brazil for national development, the present study aims to evaluate the economic-financial performance of the main airlines operating in Brazil through indicators, and to compare their financial efficiencies using envelope analysis. of data (DEA). The time cut of the analysis can be divided by the period before the crisis caused by Covid-19 in 2018 and 2019, the period of 2020 marked by the greatest restrictions on company operations due to the Pandemic, in addition to the period marked by the relaxation of restrictive measures in 2021. Given the difficulty of accessing data, the research sample only includes the companies Azul and Gol, but which still have great market representation (about 66%), data collection was carried out through the Economática database ®. The results obtained observed negative impacts caused by Covid-19, in addition to the best performances were from Azul in the period before the pandemic, although the company had greater difficulty in dealing with the more restrictive period compared to Gol, which remained more stable. The study also highlights the growing indebtedness of the two companies and the low recovery capacity in the face of the easing of measures to combat the virus.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
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