Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeandroDeSouzaPaesLandim_tcc.pdf610,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da alavancagem financeira nos retornos dos fundos imobiliários no contexto da Covid-19
Autor(es): Landim, Leandro de Souza Paes
Orientador(es): Santos, Wagner Rodrigues dos
Assunto: Retorno sobre patrimônio líquido
Investimentos imobiliários
Fundos de investimento
Pandemia
Data de apresentação: Abr-2022
Data de publicação: 23-Set-2022
Referência: LANDIM, Leandro de Souza Paes. O impacto da alavancagem financeira nos retornos dos fundos imobiliários no contexto da Covid-19. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A alavancagem financeira em Fundos de Investimento Imobiliários é um instrumento capaz de ampliar as oportunidades de retornos e ao mesmo tempo induzir a maiores riscos nas operações. O mercado de Fundos Imobiliários apresenta um crescimento nos últimos anos em decorrência do acesso dos investidores pessoas físicas que demandam cada vez mais informações para análise e seleção dos ativos adequados as diversas estratégias de investimentos. Este estudo tem o objetivo identificar potenciais retornos adicionais relacionados ao uso de alavancagem financeira na indústria de fundos imobiliários, particularmente sob a perspectiva dos investidores que buscam a geração de renda passiva. Nos objetivos específicos estão abrangidos a identificação das formas de alavancagem financeira utilizadas pelos fundos imobiliários, do nível de alavancagem e a comparação dos retornos entre os fundos alavancados e não alavancados. O período em que o estudo foi realizado abrange o contexto da pandemia da Covid-19. O problema de pesquisa consiste na seguinte questão: Qual o impacto da alavancagem financeira nos retornos dos fundos de investimentos imobiliários? A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e utilizou-se de análises estatísticas e do modelo de correlação linear com os dados das demonstrações financeiras de 52 fundos imobiliários do seguimento tijolo, que são aqueles que investem em imóveis físicos com o intuito de obter renda através do recebimento de aluguéis, e integrantes do Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), no período de 2020 e 2021. O procedimento de cálculo envolveu os índices de Retorno sobre o Investimento, Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Grau de Alavancagem Financeira e Dividend Yield. Os resultados demonstram que os retornos dos fundos imobiliários com alavancagem foram maiores do que aqueles sem alavancagem no período de 2020 e inferiores em 2021, permitindo assim, a rejeição da hipótese de que a presença da alavancagem financeira em fundos de investimento imobiliários aumentam necessariamente os retornos para os seus cotistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.