Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32048
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ClaudioGabrielGuilardiRego_tcc.pdf339,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre o índice de qualidade da governança corporativa baseado no questionário ISE B3 2021/22 e as características das empresas brasileiras de capital aberto
Autor(es): Rego, Cláudio Gabriel Guilardi Moraes
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Governança corporativa
Empresas de capital aberto
Empresas - desempenho
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: REGO, Cláudio Gabriel Guilardi Moraes. Análise da relação entre o índice de qualidade da governança corporativa baseado no questionário ISE B3 2021/22 e as características das empresas brasileiras de capital aberto. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo teve como base informações das companhias abertas não financeiras respondentes do Novo Questionário ISE B3, usado para cálculo do Índice da Qualidade de Governança Corporativa, como também informações de características destas empresas, sendo elas porte, endividamento, desempenho, market to book, concentração acionária e se a empresa integra ou não a Carteira ISE B3. Os resultados mostram que, de forma geral, não há diferença estatisticamente relevante das médias de IQGC quando formamos grupos de empresas com características semelhantes e fazemos uma comparação entre elas. Contudo, pode-se afirmar que a média do IQGC obteve diferença estatística significante somente quando analisamos as empresas que integram ou não a Carteira ISE B3, onde aquelas que integram possuem um IQGC maior do que aquelas que não fazem parte da carteira teórica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.