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dc.contributor.advisorSouza, Ludmila de Melo-
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Machado de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana Machado de. Análise de engajamento de stakeholders em relatórios de sustentabilidade conforme padrão GRI nas empresas pertencentes ao ISE B3. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO diálogo sobre responsabilidade social corporativa está relacionado com o interesse dos usuários por informações que ultrapassam os limites financeiros e o respectivo engajamento das organizações com suas partes interessadas. O relato de sustentabilidade surgiu como uma importante ferramenta utilizada nessa comunicação organização-stakeholders. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar a interação entre as organizações e seus stakeholders quanto ao perfil dos usuários e aos meios de engajamento no que se refere aos objetos dos relatórios de sustentabilidade. Após examinar as 46 empresas pertencentes à carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), uma análise de conteúdo foi realizada nos relatórios integrados e relatórios de sustentabilidade elaboradas de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) do ano de 2020. Além disso, buscou-se observar se a interação online por meio de mídias sociais representa um mecanismo eficaz de engajamento de stakeholders. Os resultados obtidos na pesquisa revelaram todas as organizações que participaram do ISE neste período compartilharam informações no que tange ao engajamento de stakeholders, em que as partes interessadas mais citadas foram usuários externos: clientes (102,17%), acionistas (97,83%) e fornecedores (91,30%). Já referente aos métodos de engajamento, os mais utilizados foram entrevistas (60,87%), encontros (32,61%) e procedimentos padrões (28,26%). Outrossim, especificamente no que se refere às mídias sociais, um número pequeno de organizações faz o uso corporativo dessas para engajar as partes interessadas. Portanto, a pesquisa contribui ao expandir a literatura sobre contabilidade social, por meio da discussão sobre engajamento de stakeholders, agregando o desenvolvimento da produção científica sobre a padronização de relatórios de sustentabilidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordStakeholderspt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade empresarialpt_BR
dc.subject.keywordÍndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)pt_BR
dc.titleAnálise de engajamento de stakeholders em relatórios de sustentabilidade conforme padrão GRI nas empresas pertencentes ao ISE B3pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T12:05:19Z-
dc.date.available2022-09-22T12:05:19Z-
dc.date.submitted2022-05-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32035-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The dialogue on corporate social responsibility is related to users' interest in information that goes beyond financial limits and the respective engagement of organizations with their stakeholders. Sustainability reporting emerged as an important tool used in this organization-stakeholder communication. In this context, the objective of the present work is to evaluate the interaction between organizations and their stakeholders regarding the profile of users and means of engagement regarding objects of sustainability reports. After examining 46 companies that belong to Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) portfolio, a content analysis was performed on the integrated reports and sustainability reports prepared in accordance with the guidelines of the Global Reporting Initiative (GRI) for the year 2020. In addition, we sought to observe whether online interaction through social media represents an effective mechanism for stakeholder engagement. The results obtained in the survey revealed that all organizations that participated in the ISE in this period shared information regarding stakeholder engagement, in which the most cited interested parties were external users: customers (102.17%), shareholders (97.83%) and suppliers (91.30%). Regarding the methods of engagement, the most used were interviews (60.87%), meetings (32.61%) and standard procedures (28.26%). Also, specifically regarding social media, a small number of organizations make corporate use of it to engage stakeholders. Therefore, the research contributes by expanding the literature on social accounting, through the discussion on stakeholder engagement, adding to the development of scientific production on the standardization of sustainability reports.pt_BR
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