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Título: Efeito dos vieses cognitivos do consumidor brasileiro durante a pandemia da Covid-19 após a vacinação
Autor(es): Pereira, Raphaela Brito
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Finanças comportamentais
Covid-19
Consumidores - comportamento de compra
Finanças pessoais
Pandemia
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: PEREIRA, Raphaela Brito. Efeito dos vieses cognitivos do consumidor brasileiro durante a pandemia da Covid-19 após a vacinação. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em meados de 2020, a pandemia da Covid-19 chega ao Brasil carregada de incertezas. Esse cenário colaborou para transformações que impactaram o comportamento dos indivíduos de modo geral, incluindo as decisões financeiras. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar se o consumo dos brasileiros teve alteração durante a pandemia da Covid-19 à luz das heurísticas e vieses cognitivos. Para isso, realizou-se a coleta de dados de três índices utilizados como variáveis para analisar uma possível correlação, que são estes: ICF (Intenção de Consumo das Famílias), IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e a Taxa de Desemprego. Após a consolidação dos índices, obtiveram-se gráficos individuais com o intuito de visualizar o comportamento das variáveis em suas séries históricas. Posteriormente, apresentou-se uma correlação estatística a fim de analisar a presença de relação entre as variáveis. Como resultado, foram encontradas relações significativas entre as variáveis, comprovando que houve alteração do consumo apontada por vieses cognitivos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
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