Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaEloisaJeronimoRodrigues_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Eloisa Jeronimo-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria Eloisa Jeronimo. Garra e desempenho acadêmico em graduandos de Ciências Contábeis. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como principal objetivo analisar a relação entre a garra (ou resiliência) e o desempenho acadêmico dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. A análise inclui variáveis relacionadas ao perfil do estudante que podem contribuir para o desempenho. A escala de garra usada na pesquisa foi desenvolvida por Angela Duckworth e tem apresentado resultados significativos em diversas áreas de estudo. Para a análise da pesquisa foi desenvolvido um questionário, aplicado em mais de trezentos alunos de graduação em 2022. Para a análise dos dados utilizou-se os softwares Orange, Gretl e Excel. A análise usada inclui a análise descritiva dos dados, os coeficientes de correlação, a regressão linear e a análise de cluster. O índice de rendimento acadêmico, o IRA, foi considerado a variável dependente. As variáveis diurno, semestre, ano de ingresso e atividades entregues apresentaram significância no resultado da regressão. Porem retirando a variável atividades entregues da regressão, a garra se torna significativa em explicar o desempenho acadêmico. O estudo pode ser importante para tentar entender os motivos do sucesso ou fracasso de um estudante no curso de graduação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - desempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantespt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Ciências Contábeispt_BR
dc.titleGarra e desempenho acadêmico em graduandos de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T11:35:36Z-
dc.date.available2022-09-22T11:35:36Z-
dc.date.submitted2022-04-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32031-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study's main objective is to analyze the relationship between clinginess (or resilience) and the academic performance of Accounting Science students at the University of Brasilia. The analysis includes variables related to the student's profile that may contribute to performance. The clinginess scale used in the research was developed by Angela Duckworth and has shown significant results in several areas of study. A questionnaire was developed for the research analysis and applied to over three hundred undergraduate students in 2022. Orange, Gretl, and Excel software were used to analyze the data. The analysis used includes descriptive data analysis, correlation coefficients, linear regression, and cluster analysis. The academic performance index, the IRA, was considered the dependent variable. The variables day, semester, year of entry, and activities delivered showed significance in the regression result. The variable activities delivered from the regression claw become significant in explaining academic performance. The study may be necessary to understand the reasons for a student's success or failure in the undergraduate course.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.