Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32030
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NicoleSilvaBicalhoRodrigues_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Choice architecture, demonstrações contábeis e a tomada de decisão
Autor(es): Rodrigues, Nicole Silva Bicalho
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Tomada de decisão
Informação contábil
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: Mai-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: RODRIGUES, Nicole Silva Bicalho. Choice architecture, demonstrações contábeis e a tomada de decisão. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A choice architecture (arquitetura de escolhas, tradução nossa) pode ser definida como o contexto social em que as escolhas são feitas, e os arquitetos de escolhas são os designers que auxiliam as pessoas a optarem pelas melhores decisões (Pilaj, 2017). A informação contábil-financeira pode ser evidenciada em mais de uma demonstração contábil. Considerando que o conteúdo informacional das duas demonstrações (DRE e DVA) é análogo e que o que as difere é a forma de apresentação das informações (choice architecture), adota-se a hipótese de pesquisa de que o design de cada uma das demonstrações afeta o processo decisório do usuário. A pesquisa visa analisar as formas de evidenciação das informações contábil-financeiras, constantes nas demonstrações contábeis, sob a ótica da arquitetura de escolhas. Para verificar a relação entre a forma de apresentação das informações contábil-financeiras e o processo decisório dos usuários, foram aplicados questionários que buscaram captar as decisões financeiras (oriundas do processo decisório) de vários grupos de usuários das demonstrações contábeis sobre o desempenho de uma entidade. No entanto, de uma maneira geral, os resultados obtidos, com a amostra selecionada, não corroboraram com a hipótese da pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.