Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VitorRodriguesOliveira_tcc.pdf252,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito contágio da pandemia do Covid-19 na cadeia de suprimentos : análise de empresas com ações negociadas no mercado dos Estados Unidos
Autor(es): Oliveira, Vitor Rodrigues
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Empresas - lucratividade
Covid-19
Ações (Finanças)
Estados Unidos
Mercado financeiro
Pandemia
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 22-Set-2022
Referência: OLIVEIRA, Vitor Rodrigues. Efeito contágio da pandemia do Covid-19 na cadeia de suprimentos: análise de empresas com ações negociadas no mercado dos Estados Unidos. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em meio à pandemia, uma importante parcela de empresas teve sua atividade operacional afetada: seja interrompendo temporariamente suas produções, seja atuando em seus mais altos limites operacionais. Este estudo verifica a forma que a pandemia de COVID-19 afetou o nível operacional de uma amostra de empresas com ações negociadas no mercado norte-americano. De forma relativa à capacidade instalada, é analisada a evolução da ociosidade operacional ao longo do período de 2009 a 2021, ao mesmo tempo em que se estima seu efeito no retorno de mercado. Para tanto, são utilizados modelos de regressão linear e o Teste T, aplicados em uma amostra retirada da base de dados Compustat. Como resultado, é identificado que o grau de alavancagem operacional médio do período de 2009 a 2019 foi, estatisticamente, igual ao do período da pandemia. Conforme constância da ociosidade operacional média, as regressões estimaram que o mercado não reagiu de forma diferente ao grau de alavancagem operacional durante o período de 2009 a 2021. Essa pesquisa tem relevância no contexto acadêmico, de forma que auxilia a compreensão do efeito da pandemia no mais consolidado mercado do mundo, o norte-americano.
Abstract: In the midst of the pandemic, an important portion of companies had their operational activity affected: either temporarily interrupting their productions, or acting at their highest operational limits. This study verified the way COVID-19 pandemic affected the operational level of a sample of companies with shares traded in the North American market. Relatively to installed capacity, the evolution of the operational idleness between 2009 to 2021 is analyzed, at the same time market effects are estimated. In order of that, linear regressions models and T-Test are used, applied to a sample taken from the Compustat database. As result, a constancy of the degree of operational leverage along the whole sample period was found. And so, linear regressions estimated that the market did not react differently to DOL during 2009 to 2021. This study is relevant in the academic context, so that it helps to understand the effects of the pandemic in the most consolidated world market, the North American one.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.