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dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorMartins, Bruna Rafaela Rodrigues-
dc.identifier.citationMARTINS, Bruna Rafaela Rodrigues. Destituição do poder familiar e o processo de subjetivação da criança. 2022. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA escuta de crianças e adolescentes que se encontram em Medida de Proteção no Serviço de Acolhimento Institucional é um importante recurso para auxiliar na elaboração das vivências sofridas que antecederam a institucionalização e na preparação da mesma lidar com os acontecimentos e decisões sobre o retorno, ou não, à família de origem. Por meio da interlocução entre a teoria psicanalítica, a legislação que regulamenta a proteção na infância e a Política Pública da Assistência Social, objetivamos produzir um diálogo através de recortes sobre possibilidades de intervenções no ambiente institucional, a partir de um estudo de caso de destituição do poder familiar de como se dá o processo de subjetivação da criança nesta vivência. Nossos achados evidenciam a importância da escuta, que possibilita colocar a criança como protagonista de sua história ao fazer suas narrativas e vislumbrar novas perspectivas de futuro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAcolhimento institucionalpt_BR
dc.subject.keywordEscuta especializadapt_BR
dc.subject.keywordMedidas protetivaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentes - proteção socialpt_BR
dc.titleDestituição do poder familiar e o processo de subjetivação da criançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T20:37:22Z-
dc.date.available2022-09-21T20:37:22Z-
dc.date.submitted2022-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32025-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Listening to children and adolescents who are in a Protection Measure in the Institutional Care is an important resource to help in the elaboration of the experiences suffered that preceded the institutionalization and in the preparationof the same to deal with the events and decisions about the return, or not, to the family of origin. Through the dialogue between psychoanalytic theory, the legislation that regulates protection in childhood, and the Public Policy of Social Assistance, we produce dialogue through clippings about possibilities of interventions in the institutional environment, from a case study of destitution of power family of how the process of subjectivation of the child takes place in this experience. Our findings show the importance of listening, which makes it possible to place the child as the protagonist of their story when making their narratives and envisioning new perspectives for the future.pt_BR
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



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