Título: | Educação, aprendizagem e evasão escolar de crianças e adolescentes : contexto da pandemia COVID-19 |
Autor(es): | Gall, Ulisses Neves |
Orientador(es): | Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha |
Assunto: | Evasão escolar Pandemia Covid-19 Ensino remoto |
Data de apresentação: | 14-Mar-2022 |
Data de publicação: | 21-Set-2022 |
Referência: | GALL, Ulisses Neves. Educação, aprendizagem e evasão escolar de crianças e adolescentes: contexto da pandemia COVID-19. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Estudo qualitativo e quantitativo, com caráter exploratório, descritivo, sobre os fatores determinantes sobre essa temática, evasão escolar, suas complexidades, causas e fatores determinantes que propiciam a evasão escolar, suas consequências e a atuação e respostas do poder público, no contexto covid-19. Teve como objetivo conhecer, o conjunto de demandas, especificidades, complexidade, necessidades e respostas que constituem o quadro educacional no período pandêmico fazendo um paralelo com período anterior a pandemia. As informações e os dados colhidos foram analisados e evidenciaram que a situação educacional do Município de Niterói, sofreu elevação do quadro de evasão escolar, redução na qualidade e no acesso ao ensino, piora na relação idade-série, entre outras distorções educacionais ocorridas no período, 2019 a 2021, compostos por diferentes fatores ou pela combinação de um conjunto deles. Bem como, as respostas dadas pelo poder público municipal, por meio de políticas públicas, programas e ou projetos municipais. |
Abstract: | Qualitative and quantitative study, with exploratory, descriptive character, on the determining factors on this theme, its complexities, causes and determinant factors that propitiate school dropout, its consequences and the action and responses of the public power, in the context of covid-19. The objective was to know the set of demands, specificities, complexity, needs and answers that constitute the educational framework in the pandemic period making a parallel with the period before the pandemic. The information and data collected were analyzed and evidenced that the educational situation of the municipality suffered an increase in the situation of school dropout, reduction in quality and access to education, worsening in the age-grade relationship, among other educational distortions that occurred in the period, composed of different factors or the combination of a set of them. As well as, the answers given by the municipal government, through public policies, programs and or municipal projects. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.