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Título: Alfabetização e educação financeiras dos graduandos brasileiros e o impacto da pandemia da covid-19 em suas finanças pessoais
Autor(es): Aguiar, Alvim Santana
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: covid-19
Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 25-Mar-2022
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: AGUIAR, Alvim Santana. Alfabetização e educação financeiras dos graduandos brasileiros e o impacto da pandemia da covid-19 em suas finanças pessoais. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho busca analisar os fatores determinantes do perfil dos estudantes brasileiros de graduação em relação à Alfabetização e Educação Financeiras, assim como o impacto econômico causado pelo cenário de pandemia da COVID-19 em suas Finanças Pessoais. Para isso, adotou o conceito da OECD (2013), em que a alfabetização financeira possui as dimensões: conhecimento financeiro (educação financeira), comportamento e atitude financeiros. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online na plataforma Google Forms, baseado nos estudos de Bogoni et al. (2018) e estruturado em três dimensões: perfil socioeconômico dos estudantes de graduação e impacto da quarentena sobre suas finanças pessoais; alfabetização financeira; e educação financeira. As respostas foram organizadas e tratadas nas plataformas Excel e SPSS. Então, após verificar a normalidade das dimensões, aplicou-se o teste de média paramétrico t-student para avaliar se o nível de Atitude financeira é diferente entre o gênero masculino e o feminino, o que apontou não haver diferença. Além disso, foram aplicados os testes não-paramétricos de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney para verificar: se o nível de Alfabetização Financeira, de Educação Financeira e de Comportamento Financeiro difere entre o gênero masculino e o feminino, chegando à conclusão de que não diferença entre os gêneros; se o nível de Alfabetização Financeira e de suas dimensões diferem quanto à renda familiar, ao curso de graduação, à região geográfica. Por fim, avaliaram-se as dimensões Atitude e Comportamento Financeiros por uma Análise Fatorial Exploratória, realizada na plataforma Factor, para verificar os fatores dessas dimensões. Esta pesquisa concluiu que grande parte dos estudantes universitários são dependentes financeiramente de seus familiares, possuindo um nível médio de alfabetização e educação financeiras. Em relação aos efeitos da quarentena nas finanças pessoais, observou-se que a vida de todos foram impactados, de forma direta e/ou indireta. Em relação à análise dos fatores das dimensões Atitudes e Comportamento Financeiros, observou-se que ambas dimensões possuem 2 fatores. Essa pesquisa contribui ao debate acadêmico e social ao investigar questões sobre alfabetização e educação financeiras dos graduandos brasileiros, assim como investigar o impacto econômico causado pela pandemia da COVID-19, proporcionando informações sobre a situação destes perante os acontecimentos de 2020.
Abstract: This paper seeks to analyze the determinants of the profile of Brazilian undergraduate students in relation to Financial Literacy and Education, as well as the economic impact caused by the COVID-19 pandemic scenario on their Personal Finances. For this, it adopted the OECD (2013) concept, in which Financial Literacy has the dimensions: financial knowledge (financial education), financial behavior and attitude. For data collection, an online questionnaire on the Google Forms platform was used, based on the studies of Bogoni et al. (2018) and structured in three dimensions: socioeconomic profile of undergraduate students and impact of quarantine on their personal finances; financial literacy; and financial education. The responses were organized and processed in Excel and SPSS platforms. Then, after checking the normality of the dimensions, the parametric t-student mean test was applied to assess whether the level of Financial Attitude is different between male and female gender, which indicated no difference. In addition, the non-parametric Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests were applied to verify: whether the level of Financial Literacy, Financial Education and Financial Behavior differs between male and female genders, reaching the conclusion that there is no difference between genders; whether the level of Financial Literacy and its dimensions differ with respect to family income, undergraduate course, and geographic region. Finally, the Financial Attitude and Behavior dimensions were evaluated by an Exploratory Factor Analysis, performed on the Factor platform, to verify the factors of these dimensions. This research concluded that a large portion of college students are financially dependent on their family members, having an average level of financial literacy and education. Regarding the effects of the quarantine on personal finances, it was observed hat everyone's lives were impacted, directly and/or indirectly. Regarding the factor analysis of the Financial Attitudes and Behavior dimensions, it was observed that both dimensions have 2 factors. This research contributes to the academic and social debate by investigating issues about financial literacy and education of Brazilian undergraduates, as well as investigating the economic impact caused by the COVID-19 pandemic, providing information about their situation in the face of the events of 2020.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
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