Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32000
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuanaPereiraRamosDaSilva_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pesquisas por telefone : análise dos pedidos de auxílio emergencial
Autor(es): Silva, Luana Pereira Ramos da
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Auxílio emergencial
Amostragem (Estatística)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Set-2022
Referência: SILVA, Luana Pereira Ramos da. Pesquisas por telefone: análise dos pedidos de auxílio emergencial. 2021. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa por telefone é um método de coleta de dados bastante popular, mas apresenta algumas desvantagens, como a alta taxa de não-resposta. No Brasil, um exemplo de instituto que utiliza esse método é o Instituto de Pesquisa DataSenado. Assim, este trabalho pretende analisar a metodologia adotada pelo DataSenado para estimar a quantidade de pessoas que receberam a primeira parcela do Auxílio Emergencial, até maio de 2020, e analisar os efeitos do ajuste de não-resposta (e outros ajustes adotados pelo DataSenado) nas estimativas e em seus intervalos de confiança. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a metodologia adotada pelo DataSenado conseguiu gerar intervalos de confiança que capturaram os parâmetros populacionais referentes ao total de pessoas que receberam a primeira parcela do Auxílio Emergencial até maio de 2020, mas isso não aconteceu ao estimar o percentual que essas pessoas representavam entre aquelas que solicitaram o benefício. Também verificou-se que o ajuste de não-resposta, da forma como é aplicado pelo DataSenado, tem pouco impacto nas estimativas e nos intervalos de confiança após a calibração dos pesos amostrais, e que, dependendo dos ajustes aplicados aos pesos amostrais, os resultados obtidos podem ser diferentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.