Título: | Educação formal : perfil educacional e a relação com o ato infracional dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas durante a pandemia da doença covid-19 no Estado da Bahia |
Autor(es): | Carvalho, Antonio Marcos de |
Orientador(es): | Pinel, Walace Roza |
Assunto: | Adolescentes infratores Medidas socioeducativas Adolescentes - violência |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 20-Set-2022 |
Referência: | CARVALHO, Antonio Marcos de. Educação formal: perfil educacional e a relação com o ato infracional dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas durante a pandemia da doença covid-19 no Estado da Bahia. 2022. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou traçar o perfil de escolaridade dos jovens em conflito com a lei durante a pandemia da doença Covid 19, que são atendidos no Pronto Atendimento (PA) da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC). Esta unidade compõe o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente (CIAA),
conforme política pública e normas legais voltadas para adolescentes, Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE (2012) e Constituição Federal – (C.F 1988). Dentro de uma proposta teórico-metodológica materialista dialética, considerando os determinantes históricos, sociais e econômicos que compõem a realidade desses jovens, foram analisados os dados do Sistema Para a Infância e Adolescente - SIPIA desta unidade. Esses jovens são apreendidos em prática de ato infracional e encaminhados à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) que, após boletim de ocorrência e realização de corpo delito, são entregues ao CIAA para serem ouvidos pelo técnico social do PA e o Ministério Público. Verificou-se que estes jovens já adentram a unidade com histórico de fracasso e evasão escolar, com uma enorme defasagem entre idade e escolaridade. Os achados encontrados coincidem com diversos estudos realizados no Brasil, revelando que a noção de escola e educação desses jovens e de seus familiares é cartesiana, longe da realidade de pobreza e exclusão que vivem, portanto, sem refletir sua realidade e reais interesses. Os jovens atendidos evidenciam que sua noção de educação se relaciona à formação de força de trabalho. Sem sentido para esses jovens, até porque suas necessidades são imediatas, a escola não se configura enquanto um dos direitos fundamentais garantidos nas normas jurídicas juvenis. |
Abstract: | The present work aimed to outline the schooling profile of young people in conflict with the law during the Covid -19 disease pandemic who are seen in the Early Care (PA) of the Foundation for Children and Adolescents (FUNDAC). This unit composes the Integrated Center for Adolescent Care (CIAA), according to public policy and legal norms directed to adolescents, Statute of the Child and Adolescent - ECA (1990), National System of Socio-educational Assistance - SINASE (2012) and Federal Constitution - (CF 1988). Within a theoretical-methodological proposal dialectical materialist, considering the historical, social and economic determinants
that make up the reality of these youngsters, the data of the System for Childhood and Adolescence - SIPIA of this unit were analyzed. These youths are apprehended in the practice of an infraction and sent to the Offender for the Adolescent Offender (DAI), which, after a bulletin of occurrence and completion of a criminal offense, are
handed over to the CIAA to be heard by the social worker of the PA and the Public Prosecution Service. It was verified that these young people already enter the unit with a history of failure and school drop-out, with a huge gap between age and schooling. The findings are in agreement with several studies conducted in Brazil,
revealing that the notion of school and education of these young people and their families is Cartesian, far from the reality of poverty and exclusion that live, therefore, without reflecting their reality and real interests. The young people attended show that their notion of education is related to the formation of work force. No sense for
these young people, even because their needs are immediate, the school is not configured as one of the fundamental rights guaranteed in juvenile legal norms. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.