Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31989
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AntoniaCristinaRochaDosSantos_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema socioeducativo : gestão e avaliação
Autor(es): Santos, Antonia Cristina Rocha dos
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Medidas socioeducativas
Adolescentes infratores
Socioeducação
Arte e educação
Data de apresentação: 10-Fev-2022
Data de publicação: 20-Set-2022
Referência: SANTOS, Antonia Cristina Rocha dos. Sistema socioeducativo: gestão e avaliação. 2022. 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho visa abordar acerca da seguinte temática: Sistema socioeducativo: avaliação e gestão, com base nas vivências e experiências do âmbito profissional como professora de artes, cujas atividades foram realizadas na Superintendência de Medidas Socioeducativas (SUMESE) de Maceió, logo, permitiu promover uma pesquisa de campo, com dados levantados in loco e realizados com os adolescentes em conflito com a lei, os quais contribuíram com a esta pesquisa. Para aplicação do questionário, o termo de consentimento livre e esclarecido foi proposto. No cenário atual, observa-se que os adolescentes na criminalidade vêm aumentando gradativamente, logo, frente esta realidade crescente, o objetivo deste artigo é identificar os benefícios que a arte favorece no processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e um estudo de caso, abordando os aspectos mais relevantes do tema em tela. Com a pesquisa in loco, conclui-se que a arte influencia favoravelmente na autoestima, bem como na autoimagem e auxiliando no seu processo de cidadania e ressocialização, através de perspectivas futuras para a aquisição de uma nova uma profissão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.