Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31988
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnnaPriscilaBorgesBenevenutoDeOliveiraSantos_tcc.PDF252,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da defensoria pública no Mato Grosso do Sul para garantia da convivência comunitária e familiar à luz do sistema de garantia de direitos
Autor(es): Santos, Anna Priscila Borges Benevenuto de Oliveira
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Defensoria Pública
Crianças e adolescentes - proteção social
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Data de apresentação: 27-Fev-2022
Data de publicação: 20-Set-2022
Referência: SANTOS, Anna Priscila Borges Benevenuto de Oliveira. A atuação da defensoria pública no Mato Grosso do Sul para garantia da convivência comunitária e familiar à luz do sistema de garantia de direitos. 2022. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com o advento da Doutrina da Proteção Integral, à criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e a aprovação da Resolução 113 de 2006 do CONANDA, apresentando as políticas públicas infantojuvenis e atuação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, houve uma mudança na forma de atuação de várias instituições que trabalham com crianças e adolescentes, uma delas foi a Defensoria Pública, que como integrante deste sistema , viu a necessidade de verificar a efetivação dos direitos propostos pelas leis, quando tratando de crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais, garantias tendo que todos os seus direitos fossem realmente levados em consideração durante o andamento processual. Para auxiliar na execução de tal objetivo a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul criou o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, tendo como objetivo garantir e efetivar os direitos de todas as crianças e adolescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.