Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasDeSousaAguiar_tcc.pdf918,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A videoarte de Bill Viola televisão e vídeo no norte global
Autor(es): Aguiar, Lucas de Sousa
Orientador(es): Regiani, Atila Ribeiro de Sousa
Assunto: Televisão
Produção artística
Produção audiovisual
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 20-Set-2022
Referência: AGUIAR, Lucas de Sousa. A videoarte de Bill Viola televisão e vídeo no norte global. 2022. 63 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa surge com base nos questionamentos acerca da manifestação do vídeo como linguagem artística. Com base no contexto político e social do norte global, a investigação busca os desdobramentos da presença do aparelho de televisão no cotidiano estadunidense na segunda metade do século XX e como o aparelho impactou o campo da arte, utilizando obras da videoarte como exemplo. Como ponto central da análise, a pesquisa utiliza o artista Bill Viola e sua produção artística como referência para compreensão do desenvolvimento da videoarte ao longo da curta história dessa linguagem.
Abstract: The research is based on the questions of how video art emerges as an artistic language. Based on the political and social context of the global north, the research analyzes the influence of television in United States of America society in the second half of the 20thcentury and how impacted the art field was by that. As a focal point, the research uses the artist Bill Viola and his artistic production as a reference to understand the development of video art throughout the brief history of the language.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.