Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Ana Cândida Franceschini de Avelar | - |
dc.contributor.author | Soares, Victor Velu Fonseca Zaiden | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Victor Velu Fonseca Zaiden. Alteridade e decolonialidade no exercício da curadoria: entre Berlim e São Paulo. 2019. 130 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa as exposições Incomparável: Arte da África no Museu Bode, que ocorre desde2017 em Berlim, e Histórias Mestiças, ocorrida em São Paulo no ano de2014. Os eventos têm em comum a convivência entre obras com historicidades e proveniências distintas, mas que foram agrupadas em temáticas semelhantes. Com o objetivo de discutir o papel mediador da curadoria na articulação entre perspectivas, historicidades e temporalidades díspares, analisamos as mostras predominantemente à luz do pensamento decolonial, da formação da modernidade ocidental e do agenciamento de alteridades. O estudo de cada evento permitiu conhecer alternativas para que se utilize de uma exposição não só como local de debates sobre o colonialismo e suas decorrências, mas também pensar em como a história da arte é escrita e quais são as produções abarcadas pelas suas narrativas hegemônicas. Não obstante, foram verificadas contradições nas montagens e nas propostas curatoriais, o que serve como aprendizado para o melhoramento de algumas estratégias adotadas por cada curadoria. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Alteridade e decolonialidade no exercício da curadoria : entre Berlim e São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T11:43:41Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T11:43:41Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31978 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research analyses the exhibitions Beyond Compare: art from Africa in the Bode Museum, on show since 2017 in Berlin, and Mestizo Histories, which took place in São Paulo in 2014. Both events have in common the grouping of artworks withdifferent histories and provenances under similar themes. With the goal to discuss the curatorship’s mediatory role by setting up diverse perspectives, histories and temporalities the exhibitions have been examined mostly through decolonial thought, the formation of western modernity and the agency of alterities. Researching each exhibition turned possible to know ways of how an art show can be used not only todebate colonialism and its aftermaths, but also to think how Art History itself is written and which productions compose its dominant narratives. Despite the positive results, some contradictions were found at the installation of the objects and withinthe curatorial proposals. These observations have been considered as part ofthelearning process and a source of opportunities to upgrade some strategies adopted by each curatorship. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|