Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreaMariaFacanhaVenancio_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação das escolas estaduais do Ceará através das comissões de proteção e prevenção às violências, no enfrentamento da exploração sexual em Fortaleza
Autor(es): Venâncio, Andrea Maria Façanha
Orientador(es): Antunes, Josiene Camelo Ferreira
Assunto: Violência sexual
Crianças e adolescentes
Educação sexual
Data de apresentação: 7-Mar-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: VENÂNCIO, Andrea Maria Façanha. A participação das escolas estaduais do Ceará através das comissões de proteção e prevenção às violências, no enfrentamento da exploração sexual em Fortaleza. 2022. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender quais as barreiras que os educadores da Secretaria Estadual do Ceará enfrentam para trabalhar a prevenção às violências, principalmente as violências sexuais, dentro das escolas públicas de ensino médio de Fortaleza. A importância desta investigação consiste em trazer reflexões sobre limites e possibilidades de trabalhar a prevenção às violências, dentro das escolas, a partir da escuta dos educadores, os quais são atores mais importantes para implementação desse trabalho para promoção aos direitos da criança e do adolescente. Esta pesquisa sustenta-se em um estudo de caso exploratório descritivo e de cunho qualitativo, teve como campo de intervenção o espaço da formação de educadores da rede estadual de ensino de Fortaleza, para formação das comissões de prevenção da violência, compreendendo as três unidades de gerenciamento, abrangendo a 91 escolas e 450 profissionais, entre gestores, educadores e profissionais de apoio, por meio de acordo de cooperação técnica firmado entre SEDUC- CE, UNIFAMETRO e Visão Mundial, firmado em abril de 2021. Conclui-se que a prevenção é a maneira eficaz e abrangente para evitar a violência contra crianças e adolescentes, e por meio desta, busca-se uma atuação e mediação para transformação de condutas e construção coletiva de novas culturas, sensibilizando e mobilizando a sociedade para um espaço segura e saudável para o desenvolvimento desse público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.