Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31973
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VeridianaLopesPereira_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos adolescentes e jovens que morreram durante o cumprimento da medida socioeducativa em meio aberto nos últimos cinco anos em Natal
Autor(es): Pereira, Veridiana Lopes
Orientador(es): Azevedo, Andressa Amaral de
Assunto: Medidas socioeducativas
Juventude e violência
Adolescentes - violência
Data de apresentação: 18-Fev-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: PEREIRA, Veridiana Lopes. Análise dos adolescentes e jovens que morreram durante o cumprimento da medida socioeducativa em meio aberto nos últimos cinco anos em Natal. 2022. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo buscou analisar os adolescentes e jovens que morreram enquanto cumpriam medida socioeducativa em meio aberto no município de Natal nos últimos cinco anos (2017 a 2021). Buscou-se conhecer os aspectos psicossociais dos adolescentes vítimas e identificar os territórios mais suscetíveis a situações de letalidade da violência contra a juventude de Natal. Para a coleta de dados quantitativos foi acessado a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS. A análise se construiu sob o enfoque marxista de compreensão da realidade e por autores da Psicologia Crítica. Busca-se então, conhecer o quantitativo de jovem que morreram em pleno cumprimento da medida socioeducativa ao retratar a realidade do jovem socioeducando. O estudo revelou que 25 jovens morreram enquanto cumpriam medidas socioeducativas em meio aberto em Natal, nos períodos entre 2017 a 2021. O estudo identificou que a maioria era meninos e que moravam na Zona Norte, território identificado como vulnerabilizado. Esta realidade triste e cruel demonstrou um retrato da questão social, questão racial, violência e criminalização da juventude pobre e que vivem em territórios vulnerabilizados. Concluímos neste estudo que os jovens foram vítimas de um Estado necropolítico que usa suas estratégias de mortes do capitalismo para exterminar seus socioeducandos ao tornar estes jovens invisíveis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.