Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31970
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaPaulaLomesCardoso_tcc.pdf880,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho infantil e o ciclo vicioso da pobreza e violência no estado de Sergipe
Autor(es): Cardoso, Ana Paula Lomes
Orientador(es): Díaz Arce, Sergio Ruiz
Assunto: Trabalho infantil
Políticas públicas - combate à pobreza
Violência contra crianças e adolescentes
Data de apresentação: 2-Mar-2022
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: CARDOSO, Ana Paula Lomes. Trabalho infantil e o ciclo vicioso da pobreza e violência no estado de Sergipe. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o trabalho infantil. Teve como objetivo analisar as relações existentes entre trabalho infanto-juvenil e a efetivação do princípio da proteção integral na materialização das políticas públicas no estado de Sergipe. Para isto, foram definidos três objetivos específicos: traçar o perfil do(a) criança/adolescente submetido(a) ao Trabalho Infantil em Sergipe; analisar as condições sociodeterminantes do TI no território sergipano, e; identificar, no âmbito na política de Assistência Social, a oferta de serviços, programas e projetos destinados ao segmento infanto-juvenil em Sergipe. Esta é uma pesquisa de cariz exploratório, bibliográfico e documental, embasada no materialismo históricodialético. Os principais resultados mostram como o racismo estrutural tem legitimado e dado sustentação à naturalização do Trabalho Infantil, assim como as ações de enfretamento, desenvolvidas no âmbito da assistência social, no estado sergipano ainda não foram suficientes para contribuir de formar eficaz com a materialização da proteção integral de crianças e adolescentes que experienciam situações de pobreza e privação de bens necessários à sua subsistência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.