Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31967
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MariaEduardaBorgesDuarte_tcc.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestualidade nas obras de Jackson Pollock e Franz Kline : uma análise comparativa
Autor(es): Duarte, Maria Eduarda Borges
Orientador(es): Fernandes, Ana Cândida Franceschini de Avelar
Assunto: Expressionismo (Arte)
Pintura abstrata
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 19-Set-2022
Referência: DUARTE, Maria Eduarda Borges. A gestualidade nas obras de Jackson Pollock e Franz Kline: uma análise comparativa. 2019. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Expressionismo Abstrato teve origem nos Estados Unidos da América, na cidade de Nova Iorque, nos anos que sucederam a Segunda Guerra Mundial. Nesse cânone artístico destacaram-se, pela habilidade performática, Jackson Pollock e Franz Kline. A presente monografia propõe uma análise comparativa entre os processos de trabalho, no que diz respeito à gestualidade aplicada na criação de suas obras, desses dois expressivos pintores, que embora tenham feito parte do mesmo gênero artístico, não partilhavam da mesma poética. Enquanto Jackson Pollock tinha como preceito principal o uso do dripping – quando deixava respingar tinta, de forma aleatória em suas telas imensas e estendidas no chão, onde os pingos escorridos formavam traços entrelaçados, mas harmoniosos –, Franz Kline considerava, principalmente, o uso das tintas nas cores preta e branca em suas composições cuidadosamente planejadas, desenhadas e projetadas, também em telas de grandes dimensões.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.