Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VanessaRomeroFrois_tcc.pdf694,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição do serviço social para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente na relação escola-família
Autor(es): Fróis, Vanessa Romero
Orientador(es): Carvalho, Claudiane Silva
Assunto: Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Família e escola
Serviço social
Crianças e adolescentes - rede de proteção
Data de apresentação: 23-Fev-2022
Data de publicação: 16-Set-2022
Referência: FRÓIS, Vanessa Romero. A contribuição do serviço social para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente na relação escola-família. 2022. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar a contribuição do Serviço Social para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na relação escola-família. Partindo do princípio da proteção integral, procurou-se demonstrar a relevância da articulação entre as políticas de atendimento ao público infantojuvenil. Dessa forma, apresentou-se os desafios para a garantia de direitos no âmbito escolar junto às famílias dos estudantes, observando o profissional de Serviço Social inserido na política de educação que a partir de sua intervenção realiza uma construção coletiva de relações protetivas que visam o acesso aos direitos constitucionais. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Por meio de uma abordagem quantiqualitativa, o estudo exploratório identificou a realidade e opiniões de profissionais que atuam na política de educação no município de Fazenda Rio Grande – PR. O estudo ainda enfatizou a reflexão sobre a escola enquanto articuladora, em conjunto a outras instituições, da rede de proteção e sua função no fortalecimento de vínculos protetivos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.