Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ValeriaMariaSilvaDeMello_tcc.pdf510,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação da escuta especializada como garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes
Autor(es): Mello, Valéria Maria Silva de
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Escuta especializada
Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 16-Set-2022
Referência: MELLO, Valéria Maria Silva de. Implementação da escuta especializada como garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo pretende analisar a relevância da implantação do Núcleo Municipal da Infância e Adolescência em um município do Paraná, enquanto polo de Escuta Especializada, conforme preconizado na Lei 13.431/2017. O objetivo consiste em verificar a Escuta Especializada como estratégia para qualificação e celeridade na defesa de direitos, proteção e atendimento de crianças e adolescentes em contextos de violência. A análise procurou identificar a percepção de atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente sobre conceitos e legislação que envolvem a Escuta Especializada, no sentido de verificar a sustentabilidade dos fluxos e a assertividade das intervenções a partir dessa escuta, bem como identificar fatores de potencialidade e/ou vulnerabilidade. Os dados evidenciaram que atores das Políticas Sociais de Assistência Social, Educação e Saúde, possuem conhecimento conceitual e prático sobre a Escuta Especializada regulamentada e operacionalizada pelo Núcleo Municipal. Destacaram fragilidades, como: necessidade de mais capacitação; ausência de membros nas reuniões setoriais; indicação para implementar o atendimento com psicólogo e assistente social após a escuta; necessidade de constante atualização sobre o fluxo junto às escolas; insistência das delegacias na produção de provas, interferindo no andamento do trabalho. Mesmo com essas fragilidades, o serviço tem potencialidades, sendo relevante na garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes em contextos de violência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.