Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlineJamylliDeSouzaPinheiro_tcc.pdf295,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios e possibilidades de atuação do serviço social na educação do município de Jaguaribe-CE
Autor(es): Pinheiro, Aline Jamylli de Souza
Orientador(es): Cândido, Flávia Ramos
Assunto: Serviço social escolar
Serviço social - estudo e ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 26-Fev-2022
Data de publicação: 16-Set-2022
Referência: PINHEIRO, Aline Jamylli de Souza. Desafios e possibilidades de atuação do serviço social na educação do município de Jaguaribe-CE. 2022. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Serviço Social e a Educação brasileira têm uma conexão histórica, marcada por conflitos, projetos e lutas sociais até a recém efetivada Lei 13.935/2019 que insere o assistente social nas instituições escolares. Nesse sentido, o presente estudo, de cunho qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo geral compreender quais os desafios e as possibilidades do Serviço Social na área educacional, tendo sido realizado por meio de procedimentos assentados em uma pesquisa bibliográfica e em um relato de experiência, com base nas vivências de assistentes sociais de um município do Ceará, localizado no nordeste do Brasil. Para tanto, de maneira específica, analisou os principais marcos legais quanto a assistência social vinculada a educação nacional; compreendeu o papel do Serviço Social dentro das instituições do campo educacional por meio da revisão da literatura; conheceu os desafios e as possibilidades do Serviço Social na área educacional na garantia do direito a educação de crianças e adolescentes por meio das narrativas de Assistentes Sociais atuantes em escolas públicas do município de Jaguaribe-CE. O estudo permitiu concluir que a atuação desses profissionais é permeada por adversidades, como carência de recursos, dificuldades quanto à compreensão das funções deste profissional no espaço escolar, questões relativas aos desmontes das políticas públicas nacionais, dentre outros. Por outro lado, a pesquisa também aponta para contribuições do assistente social na política educacional como a viabilização de direitos e competência técnica para resolver problemas de questões sociais, bem como outras possibilidades de atuação na seara escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.