Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlexResendeDeMoura_tcc.pdf295,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da intersetorialidade no cuidado da saúde mental de adolescentes em medida socioeducativa
Autor(es): Moura, Alex Resende de
Orientador(es): Cândido, Flávia Ramos
Assunto: Adolescentes - saúde mental
Medidas socioeducativas
Intersetorialidade
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 16-Set-2022
Referência: MOURA, Alex Resende de. A importância da intersetorialidade no cuidado da saúde mental de adolescentes em medida socioeducativa. 2022. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nos centros socioeducativos adolescentes são atendidos por profissionais de diversas áreas, os quais podem auxiliar no cumprimento da medida e nos cuidados com a sua saúde. O presente trabalho guiou-se pela seguinte questão norteadora: qual a importância da intersetorialidade no cuidado em saúde mental dos adolescentes privados de liberdade? De cunho qualitativo, o estudo objetivou compreender a importância da intersetorialidade no acompanhamento da saúde mental dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica sobre o tema, foi aplicado um questionário com 10 profissionais que atuam em diferentes setores de um centro socioeducativo localizado em Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. Como resultados compreendeu-se que o trabalho intersetorial ainda não é realizado em sua potencialidade, porém cada setor atua de forma a alcançar os adolescentes e auxiliar em sua saúde de forma a buscar a integração com outros serviços externos, voltados para o tratamento da saúde mental.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.