Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31928
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_OtavioCoelhoAlvesBatista_tcc.pdf234,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quarto de despejo; Diário de uma favelada : contradições entre a história oficial e a realidade da população marginada
Autor(es): Batista, Otavio Coelho Alves
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977
Literatura brasileira
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 15-Set-2022
Referência: BATISTA, Otavio Coelho Alves. Quarto de despejo; Diário de uma favelada: contradições entre a história oficial e a realidade da população marginada. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O trabalho tem como intuito apresentar o olhar da escritora Carolina Maria de Jesus enquanto moradora de uma favela e marginalizado do sistema capitalista que se encontrava em pleno desenvolvimento e expansão, ao escrever o seu livro Quarto de despejo (1960), exploraremos a riqueza de sua obra que traz uma visão de uma pessoa que vive a extrema pobreza e toda a marginalização de uma pessoa que se encontra à margem da sociedade de sua época. Iremos analisar e contextualizar os escritos de dela como período histórico, explorando os aspectos políticos, sociais e econômicos da sociedade brasileira na década de 50, como foi apresentado pela história e como realmente era sentido pela população carente o vivenciou. Com isso, pretende-se alcançar um olhar analítico do Diário, evidenciando a importância da obra na reconstrução da história e o entendimento da transformação que a sociedade vivenciava naquela época. Principalmente as contradições entre a história oficial, conta do nos livros escolares e anuários econômicos, que nos passa somente imagem de progresso e prosperidade, mas que nunca demonstrou o lado do morador da periferia esquecido de ser colocado na equação do progresso vivido pelo país. Portanto, pretende-se ter uma melhor compreensão de como a história nos é passado e a visão da população sobre com ela realmente ocorreu.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.