Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_WaldirVictorDeBarros_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das medidas disciplinares utilizadas no sistema de socioeducação : um estudo de caso no centro socioeducativo Edson Mota
Autor(es): Barros, Waldir Victor de
Orientador(es): Carvalho, Claudiane Silva
Assunto: Medidas disciplinares
Medidas socioeducativas
Ressocialização
Data de apresentação: 28-Fev-2022
Data de publicação: 14-Set-2022
Referência: BARROS, Waldir Victor de. Análise das medidas disciplinares utilizadas no sistema de socioeducação: um estudo de caso no centro socioeducativo Edson Mota. 2022. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo objetiva demonstrar como é realizada a análise das medidas disciplinares utilizadas sistema de socioeducação, especificamente, no Centro Socioeducativo Edson Mota - CSE, localizado na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Trata-se, portanto, de um estudo de caso que, metodologicamente, busca demonstrar por meio da pesquisa bibliográfica, documental, levantamentos quantitativos e observação participante, o quanto o regime de internação de adolescentes em conflito com a lei é desafiador e necessita envolver profissionais qualificados para seu atendimento. Dessa forma, a pesquisa quantificou as infrações disciplinares ocorridas no CSE, apontou a prevalência de certas modalidades de faltas, as quais são descritas como graves, para ao final apontar uma possível solução para a reincidência de infrações disciplinares cometidas por adolescentes em cumprimento de medidas no referido Centro Socioeducativo. Verificou-se como solução viável a aplicação da Justiça Restaurativa Juvenil aos socioeducandos, de modo a oportunizar aos adolescentes uma ressocialização efetiva e de acordo com os direitos e garantias previstos na legislação vigente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.